qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Lançado edital para inscrições de entidades no Conselho Estadual de Cultura

O Edital 1/2020 CECRS, que abre inscrições para entidades representativas dos diversos segmentos culturais interessadas em participar da eleição de dois terços dos conselheiros titulares e seus respectivos suplentes do Conselho Estadual de Cultura (CEC), foi publicado nesta sexta-feira (5/6) no Diário Oficial do Estado (DOE). As inscrições serão feitas pelo e-mail [email protected], devido aos protocolos dos decretos estaduais referentes à pandemia da Covid-19.

O prazo de recebimento das inscrições será de 20 dias ininterruptos, a contar do dia seguinte ao da publicação do edital. Se o término do prazo coincidir com feriado, sábado ou domingo, será automaticamente prorrogado para o primeiro dia útil subsequente.

Inscrições das entidades

Os documentos necessários para fazer a inscrição estão relacionados no edital publicado no DOE. A entidade deverá indicar em qual dos segmentos culturais pretende se incluir, a saber:

I – ciências humanas;
II – bibliotecas, museus, arquivos e patrimônio artístico e cultural;
III – livro e literatura;
IV – artes plásticas e visuais;
V – cinema e outras formas audiovisuais;
VI – música e registros fonográficos;
VII – artes cênicas;
VIII – carnaval, folclore e tradição.

Os pedidos de inscrições serão encaminhados, por ordem de entrada, à Comissão Especial Eleitoral do Conselho Estadual de Cultura. Caberá à comissão, designada pelo presidente do CEC, José Édil de Lima Alves, receber e examinar a documentação das entidades representativas e registrar parecer sobre o deferimento ou não dos pedidos.

Finalizados os processos de inscrições e de recursos, o Conselho Estadual de Cultura publicará o edital de eleição, no qual constará a relação das entidades representativas habilitadas por segmento cultural, hora, local e forma de realização – conforme orientações das autoridades competentes, no que concerne aos protocolos relacionados à Covid-19 –, podendo ser realizado de forma virtual.

Conselho Estadual de Cultura

O Conselho Estadual de Cultura é um órgão colegiado composto por 24 conselheiros e seus respectivos suplentes – um terço (1/3) dos membros é indicado pelo governo do Estado e dois terços (2/3) eleitos por entidades representativas do setor. Com mandato de dois anos (permitida uma única recondução consecutiva), os conselheiros são remunerados pelo Estado, de acordo com o comparecimento às sessões. O CEC tem atribuições normativas, consultivas e fiscalizadoras, com a finalidade de promover a gestão democrática da política cultural do Estado.

Compete ao CEC:

• estabelecer diretrizes e prioridades para o desenvolvimento cultural do Estado;

• fiscalizar a execução dos projetos culturais da administração estadual e das áreas culturais organizadas sob a forma de sistema, inclusive quanto à aplicação de recursos;

• emitir pareceres sobre os projetos regularmente habilitados no âmbito do Sistema Estadual de Financiamento e Incentivo às Atividades Culturais, manifestando-se sobre a respectiva relevância e oportunidade e;

• emitir pareceres sobre outras questões técnico-culturais de sua competência.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo