qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Fronteira terá protocolo único contra o Covid-19

Foto: Marcelo Pinto/AP

Reunião integrada aconteceu na Intendência de Rivera para firmar os protocolos dos dois lados da fronteira

Uma tarde de portas fechadas serviu para alinhavar o protocolo conjunto do Rio Grande do Sul e do Uruguai para a atuação contra o coronavírus em cidades gêmeas de fronteira. O encontro aconteceu na Intendência Departamental de Rivera (IDR) e contou com a presença de lideranças políticas do Rio Grande do Sul, como o deputado Frederico Antunes (PP), presencialmente e a secretária de Saúde, Arita Bergmann, por videoconferência.
Na reunião também participaram gestores locais, como a intendente de Rivera, Alma Galup e o prefeito de Livramento, Ico Charopen (PDT), bem como aqueles que estão fora da cidade como o senador Tabaré Vieira. A construção contou também com a participação do embaixador Nelson Chaben, do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai; do secretário da Saúde de Rivera, Carlos Sarries; do deputado uruguaio, Marne Osorio; do diretor da Secretaria Estadual da Saúde, Bruno Naundorf; do secretário da Saúde de Livramento, Eder Fialho; da secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann; da coordenadora Regional da Saúde, Heili Temp; e do coordenador da Comissão do Mercosul da ALRS, Cristiano Guerra.

Deputado Frederico Antunes Foto: Marcelo Pinto/AP

Durante o encontro definiram o fortalecimento de ações sanitárias únicas entre as cidades gêmeas na fronteira do Brasil com Uruguai e isso inclui Livramento e Rivera, Aceguá (RS) e Acegua (UY); Quaraí (RS) e Artigas (RS); Barra do Quarai (RS) e Bella Union (UY); Chuí (RS) e Chuy (UY); e Jaguarão (RS) e Rio Branco (UY).
Ao longo dos próximos dias será criado Centro de Operações Integrado de Fronteira (COI-FRONTEIRA) para poder estabelecer um consenso técnico epidemiológico entre RS e BR, buscando mecanismos de controle único com um sistema de comunicação entre as cidades de fronteira, formalizando a regulamentação e regulação única como o uso de máscaras, acessos ao transporte público, transportes de cargas, acessos ao comércio com as mesmas restrições e o uso de EPIs.
Segundo o grupo de trabalho, a ideia é fechar toda a proposta até o dia 10 de junho, quando haverá um novo encontro e, na segunda quinzena deste mês, o encontro do governador Eduardo Leite (PSDB) com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou (Partido Nacional), possivelmente em Rivera, para assinarem o Memorando de Entendimento. O piloto do projeto deve acontecer na Fronteira da Paz, em Rivera e Livramento. “Tudo que fizermos de um lado da fronteira, devemos fazer no outro. Na prática, será um controle integrado para cuidar da saúde das pessoas”, explicou o deputado Frederico Antunes, destacando que com esse projeto se criará uma condição de se buscar recursos específicos para as cidades gêmeas.

Rodrigo Evaldt
[email protected]

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo