qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Em meio à crise, santanenses encontram oportunidades

O que antes era hobby, hoje virou fonte de renda

É fato que grandes eventos em nível mundial sempre refletem diretamente na economia. Foi assim durante a epidemia de gripe espanhola, o fim das duas grandes guerras mundiais e está sendo agora em meio à pandemia do novo coronavírus.
Desde o fim de fevereiro no Brasil, além de um expressivo número de mortes, o vírus também é responsável por um grande número de demissões e fechamentos de empresas. Entretanto, em meio a todo o caos algumas pessoas enxergam a oportunidade.
É o caso de alguns santanenses que foram ouvidos pela reportagem do jornal A Plateia. O primeiro exemplo é o da estudante de agronomia Amanda Florindo que apostou na venda de balas de caramelo como forma de complementar a renda. “Vi que tinha muita gente fazendo trufas, brigadeiros, enfim, aí lembrei que tinha uma senhora que vendia essas balas baianas no terminal (de ônibus) e hoje eram bem difíceis de encontrar”, comenta.
A partir daí foram diversas tentativas até acertar o ponto e chegar ao resultado satisfatório, mas com o início da quarentena e com as aulas suspensas, a estudante teve bastante tempo até dominar o processo. Para realizar as vendas em tempos de pandemia, a jovem utiliza as redes sociais onde, através de sorteios e promoções, já conquistou diversos clientes.
Amanda conta que ainda está se adaptando em relação a administração do que ganha com a venda das balas, mas que já consegue cobrir suas despesas. “Meus primeiros doces quem bancou foi a minha mãe e com o dinheiro que eu ganhei eu fui repondo até conseguir manter a produção, o que não demorou muito. Já consigo comprar o material e ainda tirar um parte para as minhas coisas”.
Quem também enxergou o copo meio cheio foi o pecuarista Luiz Carlos de Barros que, com a ajuda da esposa, que é técnica agrícola, tem garantido a sua renda através da venda de verduras e hortaliças. “Começamos em novembro. Vi na olericultura uma nova fonte de renda, além de ser prazerosa a atividade é muito rentável […] e com a pandemia do coronavírus, tivemos uma elevação nas vendas”, comenta.
O produtor, que também é proprietário de táxis, diz que atualmente, com a queda no movimento, tem colocado alguns de seus carros para ajudar nas entregas de verduras. “Eu e minha esposa pegamos encomendas e nas terças e sábados entregamos. Seguimos com o táxi também, mas as verduras estão rendendo mais”, pontua.

Murilo Alves
[email protected]

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo