qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

RS e UY: Comissão do Mercosul discute protocolo único de combate à covid-19

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia, presidida pelo deputado Frederico Antunes (PP), discutiu nesta quarta-feira (03), a elaboração de um protocolo unificado de combate ao novo coronavírus para a região fronteiriça entre o RS e o Uruguai. A reunião, por videoconferência, contou com as presenças do senador uruguaio Tabaré Vieira, do deputado federal Uruguaio, Marne Osório Lima, da secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul (RS), Ana Amélia Lemos, e do representante da Secretaria Estadual da Saúde, Bruno Naudorf.

Deputado Frederico Antunes (PP)

No último sábado (30/5), uma videoconferência que envolveu também o ministro de Saúde Pública do Uruguai, Daniel Salinas e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, deram início as conversações sobre o protocolo único. Neste encontro ficou definida a criação de um grupo de trabalho (GT) para formar regras únicas para os dois lados da fronteira, em cidades consideradas gêmeas, como Sant’Ana do Livramento e Rivera. O grupo irá alinhar as condutas adotadas no estado brasileiro e no país vizinho. Posteriormente o assunto foi discutido novamente com o governador Eduardo. Leite.

Além de Livramento e Rivera, as cidades que deverão compor o trabalho em conjuntos são: Aceguá (RS) e Acegua (UY); Quaraí (RS) e Artigas (RS); Barra do Quarai (RS) e Bella Union (UY); Chuí (RS) e Chuy (UY); e Jaguarão (RS) e Rio branco (UY).

No encontro de hoje, Bruno Naundorf explicou que a secretaria da saúde está analisando detalhadamente documento enviado pela autoridade sanitária uruguaia com os protocolos sanitários dotados naquele país. Segundo ele, não há grandes diferenças entre as posturas entre RS e Uruguai. Bruno disse que na próxima sexta-feira deve estar pronto a análise dos técnicos gaúchos, com sugestões de alguns itens. O representante da Secretaria destacou ainda que a região fronteiriça gaúcha e uruguaia apresentam baixo número de casos e que a secretaria da Saúde ampliou o número de leitos de UTI em 60%. Sobre o possível aumento do contágio da Covid-19 em razão das baixas temperaturas, próprias do inverno, Bruno disse que não acredita no aumento dos casos do novo coronavírus, mas adiantou que o RS está pronto para aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), comuns nesta época do ano.

Secretária Ana Amélia Lemos (PP)

A secretaria Ana Amélia Lemos informou que já entrou em contato com o embaixador brasileiro no Uruguai, Antonio Simões e com o embaixador Otávio Brandelli, Secretário-Geral das Relações Exteriores em Brasília relatando a iniciativa gaúcha e uruguaia, mediada pela Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa. Ela afirmou que aguarda o documento final do protocolo simétrico para as cidades fronteiriças para encaminhá-lo para o Itamarati. Ana Amélia Lemos destacou também a parceria construtiva entre os dois países.

Os representantes uruguaios na reunião concordaram com a urgência da elaboração do protocolo e estimam que são pequenas as diferenças entre os procedimentos adotados no RS e no Uruguai. O deputado Marne Osório Lima prevê rapidez na assinatura do acordo. Ele afirmou que as questões da fronteira seca gaúcha e uruguaia se resolvem, na prática, entre as atividades unificadas entre as administrações das cidades gêmeas. O senador Tabaré Vieira registrou que o entendimento entre os dois países é importante no combate unificado a Covid-19.

O presidente da Comissão, deputado Frederico Antunes (PP), disse que o RS dá um exemplo de postura sobre o trabalho de combate à pandemia. Sobre o trabalho da Comissão, ele destacou papel de referendar a convergência entre os fronteiriços. Frederico Antunes também comentou a necessidade de realização de testes na população em períodos combinados e da possibilidade de financiamento e parcerias com os laboratórios dos dois lados da Fronteira. O deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) destacou a necessidade de construir mecanismos integrados de combate à pandemia.

Participaram da reunião ordinária as deputadas Zilá Breitenbach (PSDB), Silvana Covatti (PP) e Franciane Bayer (PSB), Gerson Burmann (PDT), Luiz Fernando Mainardi (PT), Luís Augusto Lara (PTB), Carlos Búrigo (MDB), Vilmar Zanchin (MDB) e Fábio Ostermann (Novo).

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo