qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

O uso de máscara em via pública passa a ser obrigatório a partir desta quinta-feira em Livramento

Na manhã de ontem, durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio RCC FM (95.3), a Prefeita de Sant’Ana do Livramento, Mari Machado (PSB), afirmou que o uso de máscaras passará a ser obrigatório a partir da publicação do novo decreto.

O anúncio das novas medidas está previsto para acontecer nesta quinta-feira, dia 7, às 16h, durante uma coletiva convocada pela chefe do Executivo Municipal. Entretanto, na referida entrevista, Mari adiantou sua decisão e explicou os motivos. “Estamos vendo uma curva ascendente do COVID no Brasil e nós estamos subnotificados. Não temos ainda os testes, estamos comprando, mas não vão chegar para testar toda a população. O Governo Federal vai enviar mais 2 mil testes, mas são destinados para testar apenas os idosos”.

Em sua fala, a chefe do Executivo ainda destacou a importância das medidas restritivas anteriores adotadas pelo seu governo. “Se hoje nós estamos com 23 casos, alguns do mês de março e outros do mês de abril, e muitos casos já aparecendo nos testes como curados, é porque nós fizemos uma restrição que hoje outros municípios estão fazendo.”

Quanto à fiscalização e as demais normas que serão estabelecidas, Mari não especificou o processo, entretanto, a justificativa para a decisão apresentada pela prefeita foi, segundo ela, visando diminuir o número de pessoas contaminadas. Isso porque, em casos extremos, caso haja a necessidade de internação e respiração assistida, o município não dispõe de leitos suficientes.

Mari encerrou a sua fala dando ênfase no uso correto do dispositivo. “Lá atrás eu pedi, agora eu vou determinar a obrigatoriedade do uso de máscaras. Mas não é como brinco, pendurada na orelha, não é no bolso, porque o bolso não pega COVID, a máscara é no rosto”, pontuou.

 

Texto: Murilo Alves

Foto: Matias Moura/AP

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo