qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Produtores de leite estimam perda de 80% da produção pela estiagem

O setor calcula uma diminuição de mais de 300 mil litros/mês e produtores já pensam em deixar atividade

Estamos mais uma vez diante de um quadro inesperado no mercado do leite, no qual fatores externos e não previsíveis alteraram o comportamento do mercado. Este é o segundo momento “fora da curva” nos últimos três anos. Em 2018, foi a greve dos caminhoneiros que gerou grandes prejuízos ao setor. Naquele ano, ocorreram perdas diretas na produção e consequências para o médio e longo prazos para a cadeia, visto que além de não conseguir captar e distribuir leite e lácteos, nas fazendas faltaram insumos aos animais comprometendo a alimentação do rebanho. E agora, em 2020, o coronavírus traz danos à sociedade em nível mundial.
Para a pecuária leiteira, a demanda por lácteos foi prejudicada em função do fechamento de escolas, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço, tais como: restaurantes, lanchonetes, bares e hotéis (food service). O segmento mais afetado foi o de queijos. Diante disso, o viés de alta perdeu força no campo e foram registradas quedas nos preços dos lácteos no mercado atacadista.
Não bastasse tudo isso, o Rio Grande do Sul vive hoje uma das piores estiagens do século onde praticamente todos os munícipios estão sofrendo com a escassez de chuva ou sua distribuição irregular. Desestimulados e com um olho no céu e outro na ponta da caneta, os produtores de leite de Sant’Ana do Livramento estimam uma perda de 80% na produção este ano, o que além de gerar um enorme prejuízo poderá decretar o fim da atividade para muitos deles. Somente os produtores que fazem parte da Cooperforte (Cooperativa dos Assentados da Fronteira Oeste) deixaram de produzir aproximadamente 300 mil litros/mês.
A tesoureira da entidade e também produtora, Rosi Lima, lamenta a situação, e projeta além da redução na quantidade da produção uma diminuição no número de produtores que já sinalizaram o abandono, ainda que momentâneo da atividade. “Nós estamos passando um momento muito difícil. A estiagem é uma situação muito grave. Os produtores são têm pastagem de verão e não vão conseguir fazer para o inverno. Não tem água para os animais. As consequências serão inevitáveis. A diminuição da produção já é de 80% e alguns produtores já estão abandonando a atividade. O gado está magro, não tem silagem suficiente. As vacas não produzem quase nada. Esperamos que o Governo olhe para o nosso setor e disponibilize um auxílio emergencial, se não for assim a nossa cadeia do leite irá sofrer sérias consequências “

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação