sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Delegado afirma já ter nome de homem que agrediu mulher durante manifestação em Porto Alegre

A Polícia Civil afirma que já tem o nome de um homem que desferiu socos em uma mulher durante protesto, na tarde de domingo (19), no Centro Histórico de Porto Alegre. Imagens registradas por GaúchaZH mostram o agressor atacando duas vezes a vítima, que chega a cair no chão. No entanto, a identificação ainda é preliminar e os agentes buscam provas da autoria do  crime.

Segundo o delegado, policiais estão usando as imagens da reportagem e de outras pessoas que estavam no local e registraram o fato. Redes sociais também foram analisadas.

Além disso, agentes ouviram o depoimento da vítima, que registrou ocorrência contra o homem. Nos próximos dias, imagens de câmeras de segurança da área serão  procuradas para verificar crimes cometidos por outras pessoas.

Para o delegado, o crime é uma lesão corporal dolosa, infração penal considerada de menor potencial ofensivo:

— A vítima tem que querer representar contra o autor, logo que ele seja identificado, e ele vai ser chamado para prestar esclarecimento sobre o fato. A vítima foi encaminhada para exame de corpo de delito para saber a gravidade das lesões. Mas, pelo que se sabe, as lesões não causaram nenhum dano permanente.

O protesto ocorreu em frente ao Comando Militar do Sul. Manifestantes defendiam atos contrários à Constituição Federal: o fechamento do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e intervenção militar. Eles também pediam o fim das medidas de isolamento social em meio à pandemia de coronavírus.

Fonte GauchaZH

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos