qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Depois de rebelião e fuga , 20 presos são transferidos da Penitenciária de Livramento

Nessa manhã, a Força de Cooperação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAPEN) do Rio Grande do Sul atuaram na Penitenciária Estadual de Santana do Livramento para realizar tomada e contenção de galeria e transferência de 20 presos da unidade prisional. A ação de transferência dos presos foi necessária após rebelião no último dia 29, em que os presos cometeram atos graves de indisciplina e foram contidos pela equipe de plantão local.

A transferência também foi motivada por informação fornecida pela Agência de Inteligência Penitenciária do estado em que presos, dessa penitenciária, estariam arquitetando um plano de fuga.

A Força de Cooperação do Depen está no Rio Grande do Sul desde o dia 03 de março de 2020. Foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para exercer atividades de instrução, nivelamento de procedimentos e apoio nos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos.

A permanência da Força no estado é de 60 dias (até 2 de maio) e terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do estado. Esta é a sexta atuação da Força de Cooperação do Depen.
“A Força de Cooperação tem se revelado igualmente importante nos dois eixos de sua atuação no RS, na prevenção/orientação, de um lado, e no apoio operacional em ações de estabilização da segurança prisional, de outro. Esta ação integrada é mais um exemplo de missão bem cumprida”, avaliou o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli.

Ações da Força em RS

No final de semana passado, a Força de Cooperação do Depen apoiou a Defesa Civil e a Vigilância em Saúde em ações de combate ao Covid- 19 e entrega de 50 cestas básicas, em Bagé, Rio Grande do Sul.
Também no final de semana, os polícias penais da Força de Cooperação fizeram uma visita ao presídio de Dom Pedrito e de Santana de Livramento. O objetivo foi fazer a segurança das unidades e participar da orientação de prevenção ao Covid-19 para polícias penais locais.

Postado por Matias Moura

[email protected]

 

Justiça Encerra Recurso da Prefeitura em Ação Contra Vereador de Livramento

Porto Alegre, 2 de setembro de 2025 — O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) aceitou, nesta segunda-feira (1º), o pedido da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento para desistir de um recurso judicial que movia contra o vereador Júlio Cesar Figueredo Doze. Com isso, o processo nessa etapa está encerrado. A decisão foi tomada pelo desembargador Francesco

Com liderança de Lorenzoni, audiência sobre abigeato na Expointer tem anúncio de nova delegacia especializada

Foi realizada nesta terça-feira (2), na Casa da Farsul, durante a Expointer, uma audiência pública para discutir a situação e os impactos do abigeato no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi proposta pelo deputado Rodrigo Lorenzoni na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. O evento reuniu representantes de todo o setor agropecuário e da