ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Comitê de Crise trata sobre novos protocolos frente ao Coronavírus

Novos protocolos foram tratados na tarde desta segunda-feira (06), em reunião com a prefeita Mari Machado e integrantes do Comitê de Crise para o enfrentamento do Coronavírus, em Livramento.

Uma nova portaria deverá normatizar os procedimentos quanto a mortalidade de pessoas vítimas de coronavírus,  com regras para os procedimentos de selamento do corpo, transporte e translado até cemitério. Trabalhando com afinco para evitar esta situação, o Governo também não pode desconsidera-la e obedece protocolo estabelecido pela Anvisa e também pelo ministério da saúde.

Os profissionais de várias áreas deram suas contribuições e opinaram a respeito do assunto que cada vez mais se torna preocupante com o avanço da pandemia nas principais cidades do Brasil.

Participaram da reunião desta segunda-feira: Conrado Oliver, proprietário Cemitério Parque Vale dos Sinos; Pâmela Almeida, engenheira bioprocesso do DEMA; José Fagundes, coordenador da Defesa Civil; Jair Silva, secretário Desenvolvimento Urbano; Islam Zeidam, Comunidade Árabe Islâmica em Livramento; Wajdi Ahmad farmacêutico; Monir Suleiman, medico; Wainer Machado, direção Santa Casa; Vânius DÁvila, medico diretor do CHS; tenente Jeferson Lopes, médico 7º RCMec; major Jeandré Umpierre, 7º RCMec; Arison Tramido, médico; Sandro Moraes, MP/RS; tenente Alison Travieso médica do 7º RCMec e presidente da Sociedade Médica de Sant’Ana do Livramento; Ana Cristina Yebra, química industrial DEMA; médico Juan Marco, Santa Casa e Gabriela Formoso, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

Nota oficial – Judicialização do IOF

  A decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deliberação soberana da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que sustou o aumento do IOF, é uma afronta inaceitável ao Poder Legislativo e um grave atentado à democracia. Trata-se de mais uma tentativa autoritária do governo Lula de judicializar um tema eminentemente