sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Novas vacinas contra a gripe são esperadas em Livramento

Sant’Ana do Livramento aguarda novas vacinas para continuar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em dois dias de vacinação, 8 mil e 400 doses foram aplicadas em pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde. As vacinas acabaram nas primeiras horas dos dois dias de aplicação.
As doses foram distribuídas entre 12 postos de vacinação nos principais bairros da cidade. Na área central, uma das estratégias adotadas para evitar aglomerações, foi a criação de dois pontos onde o público, além de receber a vacina em tendas instaladas nas praças General Osório e José Bonifácio, poderia ser imunizado ainda dentro dos veículos.
Entre os dois dias, Livramento já contabiliza cerca de 60% do público alvo da campanha. Mesmo antes do fim da campanha, a avaliação da coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Gabriela Formoso, é positiva. “Estão procurando bastante. Esse ano está bem diferente das campanhas anteriores”, afirmou.
Mesmo assim, Gabriela alerta que as doses aplicadas não previnem contra o contágio do novo Coronavírus. “A importância de fazer a vacina é prevenir contra os três tipos de gripe e também porque facilita o diagnóstico do COVID-19”, explica. Os três tipos de gripe são a H1N1, a Influenza tipo B e a H3N2, entretanto, a vacina contra a gripe auxilia o diagnóstico de um possível contágio por COVID-19 por conta dos processos laboratoriais.
Quanto às próximas etapas, Gabriela informou que ainda não há uma previsão para a chegada de mais doses, porém, a Vigilância Epidemiológica comunicará à população assim que estiverem disponíveis.

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada