sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Fiscalização aumentará para coibir aglomerações

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, ao decretar estado de Calamidade Pública, passou a considerar terminantemente proibida qualquer tipo de aglomeração. O documento ainda vetou reuniões, capacitações, festas privadas, como aniversários, casamentos e formaturas e também cultos religiosos.
Há, pelo menos, uma semana, um efetivo com aproximadamente 40 servidores públicos, que também contam com o apoio da Brigada Militar, realiza patrulhas e atende denúncias para fazer cumprir as determinações do decreto.
Além de acompanhar as atividades dos estabelecimentos, o grupo ainda está encarregado de coibir aglomerações em locais públicos e privados. Um grande exemplo é o do Lago Batuva que, costumeiramente, recebe centenas de santanenses nas tardes dos finais de semana.
Neste último não foi diferente, de acordo com o Secretário de Planejamento e Coordenador da Defesa Civil, Miguel Pereira, só no domingo, dia 22, aproximadamente 50 pessoas estavam no local. “Em princípio não há uma proibição de ir a nenhum lugar. […] Mas a questão é que as pessoas vão para o Batuva para sentarem juntas e tomarem mate. Então, foge à finalidade do isolamento social”, argumenta Pereira.
Ainda de acordo com o Secretário, as ações neste sentido devem aumentar consideravelmente. O plano é manter as patrulhas durante todo o final de semana fiscalizando as possíveis aglomerações, principalmente nas dependências do lago. Para isso, a equipe de servidores que atua como fiscal deve aumentar para 80 já neste final de semana.

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada