qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Médicos cubanos serão convocados para trabalhar no combate ao coronavírus, diz secretário do Ministério da Saúde

Em entrevista à GloboNews, na noite de domingo (15), o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que a pasta vai convocar profissionais cubanos que participaram do programa Mais Médicos para ajudar a controlar a epidemia do coronavírus no Brasil.

Conforme Gabbardo, a medida é para ajudar a repor parte da mão de obra que se perde durante o trabalho, já que os médicos também podem sofrer com a contaminação. Serão chamados ainda estudantes de medicina — a partir do sexto ano de curso — para atuar na atenção básica de saúde.

— A gente perde (médicos) no transcorrer da doença. Mesmo que os sintomas deles sejam leves, eles têm que ser isolados para não ficar transmitindo a doença para os seus pacientes — explicou Gabbardo.

Em Porto Alegre, o quinto caso de coronavírus foi confirmado pela Secretaria Municipal da Saúde no sábado (14). No Rio Grande do Sul, são sete casos confirmados: além dos registrados na Capital, há um em Campo Bom — que já foi liberado da quarentena — e outro em Caxias do Sul. Em todo o Brasil, são ao menos 200 pessoas com covid-19.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con