qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

O Novo Ensino Médio já está em Livramento

Quatro escolas em Livramento contam com o programa piloto

O Novo Ensino Médio tem como principal mudança colocar o jovem no centro da vida escolar, de modo a promover uma aprendizagem com maior profundidade e que estimule o seu desenvolvimento integral, por meio do incentivo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade do estudante por suas escolhas e seu futuro. A partir da garantia de aprendizagens essenciais e comuns a todos, referenciadas na Base Nacional Comum Curricular, e da oferta de itinerários formativos organizados e estruturados pedagogicamente, o estudante poderá escolher, entre diferentes percursos, a formação que mais se ajusta às suas aspirações e aptidões e ao seu projeto de vida.
As mudanças curriculares do Novo Ensino começam a ser implantadas em quatro escolas-piloto da Rede Estadual. A primeira ação é o aumento da carga horária anual de 916 para mil horas. Outra novidade é a inclusão da disciplina Projeto de Vida, já ofertada nas escolas de Tempo Integral, nas escolas da cidade, incluindo a Escola Cyrino Luiz de Azevedo. Para isso, professores e diretores passam por uma formação específica, que, em sala de aula, ajudará a organizar e planejar as decisões futuras dos estudantes. Essas escolas passam a funcionar como laboratório de criação de materiais e aplicação de estratégias pedagógicas que servirão para futura implantação em nível estadual. Os professores já iniciaram as atividades neste ano letivo. “Queremos pegar a expertise das escolas de Tempo Integral e aplicarmos nas escolas de Tempo Parcial, aumentado a carga horária com a disciplina de Projeto de Vida. Estamos com essa novidade para trabalhar com os alunos um novo método, que eles consigam pensar e traçar diretrizes para o que eles querem para a vida. É uma aula de planejamento”, disse a direção da escola Cyrino pela pessoa da sua diretora, Luiza Helena Torres.
Com essa proposta, a escola piloto que os jovens da Rede Estadual de Ensino construam seu projeto de vida, a partir do que aprendem naquela escola e que esse aprendizado faça parte da sua escolha, desenvolvendo suas múltiplas potencialidades. O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, colocando cada estudante no centro da vida escolar, de modo a promover uma aprendizagem com maior profundidade. Busca também, estimular o seu desenvolvimento integral, por meio do incentivo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade por suas escolhas. A mudança tem como objetivo garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo