qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Juiz decide manter Ronaldinho e Assis presos no Paraguai

O juiz Gustavo Amarilla decidiu nesta terça-feira ratificar a prisão preventiva de Ronaldinho e seu irmão Roberto de Assis Moreira. A informação foi divulgada no jornal ABC Color logo depois da audiência realizada na presença da defesa do ex-craque e do empresário e dos promotores do Ministério Público.

“Reconheço que o caso de uso de documento público poderia ter uma medida menos grave, mas não queremos comprometer a investigação com uma fuga ou obstrução. Existem inúmeras diligências que ainda precisam ser realizadas com a presença de Ronaldo e Roberto de Assis Moreira”, disse Amarilla.

Amarilla ainda insistiu no argumento de que a decisão foi tomada para garantir a melhor investigação possível. “Isso é um dos meus fundamentos. A necessidade de que ambos estejam presentes e, a partir disso, seja possível a continuidade da apuração do caso”, acrescentou.

O magistrado ainda comentou que os advogados responsáveis pela defesa de Ronaldinho e de Assis apresentaram como possibilidade de fiança um imóvel orçado em 800 mil dólares. Segundo o ABC Color, o local tem 11 hectares e está situado na região de Itá Enramada. Os defensores, porém, não teriam apresentado os documentos necessários sobre a casa que serviria como garantia.

Na saída da audiência, o promotor Osmar Legal também se manifestou. “Foi descartado o pedido da defesa (pela prisão domiciliar) para que os dois continuem submetidos ao processo”, resumiu o promotor Osmar Legal.

Com a decisão de Amarilla, Ronaldinho e Assis seguem como suspeitos na investigação sobre uso de documentos falsos para ingressar em solo paraguaio. Os dois estão detidos desde a última sexta-feira na Agrupación Especializada.

Dalia López 

Na outra ponta da investigação está a empresária Dalia López, que tem contra si uma ordem de prisão. Ela já é considerada foragida no Paraguai e ontem o seu advogado, Marcos Estigarribia, afirmou que ela irá se apresentar às autoridades assim que estiver melhor de saúde.

Dalia López é investigada há pelo menos seis meses por suspeita de evasão fiscal através de empresas vinculadas a ela. A quantia apurada seria de 10 milhões de dólares. Ela é ex-esposa de um primo do deputado Freddy D’Ecclesiis e tem duas empresas em seu nome, mas, conforme o jornal Última Hora, haveria oito pessoas jurídicas supostamente ligadas ao esquema.

O periódico ABC Color chama a atenção para o fato de que a Dalia López iniciou uma campanha forte para promover a fundação Fraternidade Angelical, cujo garoto propaganda foi Ronaldinho. A publicação relata, no entanto, que ONG não possui página oficial ou redes sociais. Além disso, a empresária é conhecida no Paraguai por fazer doações milionárias a clubes e a eventos sociais. Um dos últimos gestos foi a doação de um carro 0km para a vencedora do Miss Paraguai.

Fonte: Correio do Povo
Foto: Norberto Duarte / AFP / CP 

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo