qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Executivo cobra respostas de empresas de ônibus

Condições de trafegabilidade, mudanças nas rotas e demissões

As últimas semanas têm sido determinantes para o transporte coletivo em Sant’Ana do Livramento. Recentemente, a empresa Sosal, responsável por uma das linhas de ônibus mais utilizadas da cidade, anunciou a readequação dos seus horários e rotas.
A medida pegou muitas pessoas de surpresa, entre elas, o responsável pela Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Jansen Nogueira e a Prefeita de Livramento, Mari Machado (PSB), que prontamente manifestaram-se contra as medidas.

Quanto a isso, o poder executivo já protocolou dois processos no judiciário cobrando providências dessa e de outra empresa que presta os mesmos serviços. Além da Sosal, outra que já integra as listas de reclamações dos usuários há um bom tempo é a Vaucher. Neste caso trata-se da condição dos veículos que, frequentemente, apresentam problemas mecânicos e deixam passageiros a pé.
Frente a situação precária das empresas, Nogueira reforçou o compromisso com a população. “Gostaria de deixar claro à comunidade que tanto a Secretaria de Trânsito, quanto a Prefeita Mari estão trabalhando para regularizar tudo o que está acontecendo. São demandas e reclamações recorrentes de muitos anos e agora com alterações de horários, rotas, da mesma forma agora se apresenta o problema com a Sosal que, dos últimos 30 dias pra cá, de forma unilateral, realizou essas mudanças desrespeitando o que está previsto na concessão’’, avalia.

Quanto às consequências dessas alterações, Nogueira foi enfático: “Tá (sic) causando um problema muito sério e muito grave com a população. Tem ônibus levando, em média, 80 pessoas. Está dando quase que vias de fatos dentro desses ônibus porque a direção da empresa decidiu retirar linhas e horário sem consultar e comunicar os órgãos de trânsito. Espero que em dez, quinze dias isso se resolva e as empresas retornem à normalidade”.
Quem também se manifestou sobre o assunto foi a Procuradora do Município, Carla Saraiva. “Desde que a Prefeita Mari assumiu ela está muito preocupada com essa questão do transporte coletivo, com a dificuldade dessas empresas em cumprir o que está previsto no contrato”, pondera.

A procuradora também destaca a necessidade da realização de uma nova licitação para a prestação do serviço. “Temos contrato desde 1990. Não foram revistos e não se atualizaram no decorrer do tempo’’. Embora seja evidente a necessidade de um novo contrato, não há previsão para que isso efetivamente ocorra.
Ainda a respeito do tema, Carla revela que o problema é fruto de más decisões tomadas por gestões anteriores. “Tivemos casos na gestão anterior em que um processo contra a Vaucher o município perdeu o prazo e não se manifestou portanto perdeu o objeto. A situação foi que a juíza deu um parecer favorável ao município, a empresa entrou com recurso e o município não se manifestou mais. São coisas graves que acontecem e nós não podemos repetir esses erros’’, pontua.

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação