qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

“Carne, gente e pampa” ressalta a qualidade da carne gaúcha

O evento acontece neste sábado em Uruguaiana. Tem como um dos seus idealizadores o médico veterinário santanense e especialista em mercado de carne Roberto Grecellé.

Neste sábado, dia 7 de março, a cidade de Uruguaiana (RS) será palco da primeira edição do “Carne, Pampa e Gente”. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal em conjunto com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio do Centro de Tecnologia e Pecuária, e pelo Sindicato Rural, contará também com a participação da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), além de associações rurais e de comércio da região.

Segundo o presidente da ABHB, Luciano Dornelles, o evento tomou grande proporção e vem recebendo uma enorme adesão de entidades e da comunidade local entusiasmados com a proposta da organização. “A ABHB não poderia deixar de participar com sua ‘Carne Certificada Hereford’ porque um dos grandes ícones na região é o gado Hereford e Braford. Por isso, a associação se faz, obrigatoriamente, presente para mostrar seu produto final. Nós trabalhamos na criação, melhoramento genético e fomento das raças pensando na carne e este é o momento de mostrar o resultado”, observa.
A entidade vai participar da estreia com uma estação da carne, que será comercializada ao público, e também um estande institucional com a apresentação da ABHB. Será servido ainda entrecot com complementos como chimichurri e farofa, preparados por um trio de assadores: Mauber Moreira, Hector Suñe e Raoni Lopes. “Estaremos fortemente presentes. É um evento importante para a região e para a atividade primária”, destaca Dornelles.
O “Carne, Pampa e Gente” vai contar com estações que estarão realizando a venda de alimentos e bebidas. O evento também terá espaço para apresentações culturais, como Pirisca Grecco, Banda Dona Doida e Lucas Moah.

Além disso, ocorrerá o debate “Verdades Sobre a Carne e Saúde Humana” com médico Cláudio Brasil, especialista em prevenção e reversão de doenças crônicas, com moderação de Roberto Grecellé.
Segundo Grecellé, que é especialista no mercado de carne, a ideia do evento é, além de valorizar o mercado da carne gaúcha, fazer uma ação para aproximar o meio rural da sociedade urbana valorizando a pecuária dos campos sulbrasileiros. “O maior objetivo deste evento é servir de elo de conexão entre o meio rural e a cidade. Logicamente que o mote central é a carne bovina pela sua relevância e importância social, cultural e econômica da produção de carne. Quando fui contratado para ser consultor do evento nós pensamos em realizar algo diferente do que sempre é realizado em encontros de churrasco. O evento Carne, Pampa e Gente como o próprio nome diz vai além do evento gastronômico. Ele passa pelas questões socioculturais do sul do Rio Grande do Sul e dos hábitos dos gaúchos. Mas o grande diferencial deste evento é a questão da informação técnica que nós estamos trazendo sobre os benefícios do consumo da carne bovina para a saúde humana. O objetivo é trazer conhecimento de qualidade para o público porque, hoje em dia, nós vemos a carne sendo atacada e mal falada, por quem desconhece o tema. Então, para falar sobre saúde humana, nada melhor do que médicos e a gente traz, neste evento, médicos para essa discussão, que sexta-feira (6) falaram sobre os benefícios do consumo da carne na noite da pecuária” disse.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo