ter, 17 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

O programa é apresentado pela jornalista santanense Valéria Maciel

O Programa Cavalos Crioulos está há 16 anos na TV. São poucos programas que permanecem tanto tempo no ar, ainda mais sobre um tema tão específico. Isso fez buscar novas pautas e alternativas para manter ao máximo o interesse dos telespectadores e sempre buscar novos públicos.

Em 2013, foi feito uma série com jovens domadores no Chile, logo em seguida o formato foi transformado num novo projeto, que foi reeditado com a série Mulheres na Doma, em 2018. A série teve 32 episódios e foi um tremendo sucesso, tanto na TV quanto na mídia digital. O canal no Youtube teve milhões de visualizações, pois a série mostrou o desafio de jovens mulheres num trabalho que tradicionalmente é realizado por homens.
As mulheres estão cada vez conquistando mais espaço em diferentes áreas. No meio rural não poderia ser diferente. Quem apresenta o programa é a jornalista santanense Valéria Maciel. “Acho que essa é a grande sacada e aproveitando que estamos no mês da mulher, essa série mostra que somos capazes de tudo, basta sonhar e correr atrás para realizar”, diz.
Quando foi lançada a segunda temporada, em novembro de 2019, milhares de mulheres enviaram mensagens, fotos e vídeos querendo participar, muitas do exterior. “Realizamos uma seleção levando em conta algumas características pessoais e a experiência com o cavalo, pois não queríamos que estivessem todas no mesmo nível de equitação, o que foi uma decisão acertada”, conta.
Valéria também ressalta sobre o crescimento no Youtube e redes sociais, pois tem sido galopante. “Isso rompe fronteiras e consideramos um grande aliado para divulgação do nosso trabalho. Nosso canal é assistido em 175 países. Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Estados Unidos lideram esse ranking. Isso abre um horizonte enorme para o nosso conteúdo. Não por ser aqui da fronteira, mas tenho um carinho especial pelo Uruguai, pela delicadeza que sempre nos recebem. Temos realizado muitos trabalhos com criadores e cabanhas do Uruguai, talvez por isso Montevideo seja a cidade em que mais temos seguidores no mundo, superando qualquer outra cidade no Brasil. Isso demonstra que a linguagem do cavalo é universal”, destaca.
Bastidores

Hoje, essa série pode ser gravada no Brasil, amanhã na Argentina e assim por diante. Estamos diante de um conteúdo que desperta interesse em todos os lados. Nesta temporada serão nove mulheres, cada uma com uma história diferente ligada ao cavalo. Realmente são relatos de vidas emocionantes, mulheres guerreiras que enfrentam enormes batalhas, com algumas cicatrizes que estão escondidas embaixo da maquiagem e que a série irá desvendar. Por ter muita audiência em toda América Latina, as representantes foram selecionadas de todos os países integrantes da FICCC – Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos. Além das seis brasileiras, têm participação de uma uruguaia, argentina e uma paraguaia.
As gravações da segunda temporada são num local paradisíaco, na Cabanha Mapuche, em Pomerode, cidade de colonização alemã, no chamado Vale Europeu de Santa Catarina. Nove potros xucros foram selecionados para que sob a orientação de instrutores indicados pela ABCCC – Associação de Criadores de Cavalos Crioulos, as Mulheres na Doma ponham em prática suas técnicas e os ensinamentos que recebem durante o programa. “Formamos uma verdadeira família, toda equipe da Cabanha Mapuche, os instrutores, a equipe de produção do programa e as nove Mulheres na Doma. Vocês podem esperar muitos desafios, frustrações, risos e alegrias. A série está emocionante”, revela.
Programação
Todas as emoções da nova temporada da série Mulheres na Doma vocês poderão acompanhar no Programa Cavalos Crioulos, que vai ao ar na BAND, sempre no domingo às 08h, ou na TV a cabo, pelo canal Terraviva, também no domingo às 20h, ou através do canal no Youtube, Programa Cavalos Crioulos Oficial. Não se esquece de se inscrever no canal e ativar o sininho de notificações, assim sempre que for postado um novo vídeo você será avisado.

Polícia Civil prende homem durante Operação Saqueadores em Livramento

A Polícia Civil, através de agentes da DP de Santana do Livramento, com apoio de agentes da DRACO, DPPA e Brigada Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de indivíduos suspeitos de praticar, em dias e vítimas distintas, dois roubos de valores. Um indivíduo, 48 anos, foi autuado em flagrante por posse de arma de uso restrito e

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A