qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

O Cemitério Municipal

Na semana passada a mídia local noticiou que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano estava fazendo uma limpeza a capricho no Cemitério Municipal, que atualmente se localiza dentro do perímetro urbano da cidade e muito próximo de uma Universidade.

A notícia me trouxe à mente muitas lembranças de tópicos relacionados ao nosso campo santo como era chamado. Vale recordar que o anterior Cemitério Municipal se localizava onde hoje é a Praça Getúlio Vargas na confluência das ruas dos Andradas e Rivadávia Correa. É preciso lembrar que há uns 90 anos o perímetro urbano da cidade não ia além de onde hoje está situado o velho prédio da Cooperativa. Posteriormente, foi desativado e construído um novo em uma área mais distante e que hoje dá frente para a Rua da Saudade.
Há muito tempo já tinha em mente que o Município deveria buscar um local mais afastado para construir um cemitério. A partir dos anos 70 do século passado com a construção dos prédios da ASPES e calçamento da Avenida Daltro Filho e abertura da estrada ao Porto Seco, teve início a construção de um bairro muito populoso no entorno do cemitério. Por outro lado, é preciso lembrar que a desativação de um cemitério dura, no mínimo, 10 anos, para que a área possa receber outra destinação.

Quando fui secretário de Administração no ano de 2001 sugeri que era preciso encontrar uma área maior que a do cemitério atual e mais afastada do perímetro urbano para a construção de um novo cemitério público, todavia aqui só se planeja o dia de amanhã e olhe lá.
Na atualidade, a história dos cemitérios é muito interessante. São depositários de obras arquitetônicas e de arte de renomados escultores e por isto se tornam em muitas cidades local de atração turística, merecendo até que se criasse a expressão necroturismo (necro = morte).

Entre os mais visitados está o cemitério de Arlington em Washington DC que entre seus monumentos está o Túmulo do Soldado Desconhecido, Também estão enterrados lá membros da família Kennedy, incluindo o ex-presidente John Kennedy e sua esposa Jacqueline. Em Paris, o mais famoso entre eles está o Père Lachaise onde foram sepultados Jim Morrison, Édith Piaf, Allan Kardec, Balzac, Proust, Chopin, Modigliani, Maria Callas, Molière, Oscar Wilde e outros famosos.

Bem perto daqui está o cemitério da Recoleta em Buenos Aires que sempre foi um ponto turístico desde que a ex-primeira dama Eva Perón foi ali sepultada, além de músicos, cantores, escritores e outros que se notabilizaram pela sua atividade profissional. E o que se dizer do cemitério Hollywood Forever em Los Angeles, na Califórnia, onde repousam ali os restos mortais de atores e atrizes famosos como Rodolfo Valentino, Douglas Fairbanks e Tyrone Power, e astros da música como o beatle George Harrinson.
Não pretendo que um novo cemitério venha a ser incluído em rotas turísticas como é feito pelos vinhedos, no entanto torna-se urgente que a Administração Municipal faça um plano de ação para que daqui a 10 ou 12 anos a atual área do cemitério seja utilizada para outra atividade como uma área verde e de recreação.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo