qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Banco Central lança serviço que promete pagamentos e transferências em segundos

Transações bancárias poderão ser feitas em todos os bancos, não necessariamente com uma conta corrente, e serão alternativas a TED, DOC e boletos

Banco Central lançou um serviço que promete tornar mais rápida a realização de pagamentos e transferências online entre pessoas, empresas e entes governamentais. O PIX, como foi chamado, foi apresentado nesta quarta-feira (19), em São Paulo, e deve ser disponibilizado a partir de novembro.

Com o serviço, a população terá uma nova alternativa para efetuar transações, além dos modelos tradicionais já existentes, como TED, DOC, boleto, cheque e cartões, afirma o BC. A ferramenta estará disponível a qualquer dia do ano, sem limite de horário, e com o dinheiro imediatamente disponível ao recebedor.

Para usar o PIX, será preciso que o pagador e o recebedor tenham conta em um banco, em uma instituição de pagamento ou em uma fintech — não necessariamente uma conta corrente, as transações também poderão ser feitas usando uma conta de pagamento ou poupança.

O dia e a hora da transação não importarão, nem se o solicitante e o recebedor da operação possuem relacionamento com o mesmo banco ou instituição. A liquidação será imediata, ou seja, o recebedor terá em poucos segundos os recursos disponíveis em sua conta, garante o BC.

As transações pelo serviço poderão ser feitas por meio de QR Code ou a partir da inserção de informações simples como número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ.

— Com o PIX será possível enviar e receber quantias instantaneamente a partir de diversos meios, inclusive aplicativos em smartphones, a qualquer hora do dia e da noite — explica Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro, do BC.

Além das funcionalidades que estarão disponíveis em novembro, estão no radar outras ferramentas como, por exemplo, pagamento por aproximação.

Fonte: Gaúcha/ZH

Foto: Divulgação

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo