qui, 1 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Conheça oficialmente a nova Fiat Strada

O mistério acabou. Ou pelo o menos parte dele. Depois de muitos flagras, a dianteira da nova Fiat Strada apareceu antes da hora. O indiscreto flagra apareceu no perfil @gessnermotors, no Instagram, e possivelmente ocorreu durante a gravação do comercial de lançamento da picape. Pela foto é possível comprovar o ar de Toro que o modelo compacto terá. A chegada ao mercado deve acontecer após sua apresentação oficial, marcada para março. Logo depois, a Strada chegará às concessionárias da marca. O perfil também tem um quê da Toro na linha dos vidros. A parte dianteira se destaca pela grade dianteira, e os faróis contornados por luzes diurnas de LEDs com desenho bem particular.

É possível ver os para-lamas ressaltados, com apliques plásticos e o rack no teto, o que indica a versão Adventure. O vinco atravessa a porta e as maçanetas, um detalhe bem diferente do visto no Mobi, onde o vinco passa acima das maçanetas, solução mais barata. As portas traseiras terminam um arremate que parece ter saído da Toro. É outro detalhe que foge da simplicidade do Mobi, atual carro mais barato do mercado – posição dividida com o Renault Kwid, que você confere no final desta matéria. A nova Fiat Strada começou a aparecer de maneira oficial. Depois de ter a produção confirmada pela FCA (Fiat Chyrsler Automobiles), a picape apareceu em sua primeira imagem. Acompanhado da eloquente mensagem “vem aí a nova Strada”, o teaser dá uma seduzida e exibe apenas os contornos porção superior do modelo. A chegada ao mercado deve acontecer logo depois da apresentação, marcada para março. Logo depois, a Strada chegará às concessionárias da marca. Mesmo que sejam visíveis apenas lateralmente, as lanternas exibem filetes de LEDs parecidos. Mas não devem invadir a tampa da caçamba. O perfil também tem um quê da Toro na linha dos vidros. A parte dianteira se destaca pela tampa do porta-malas de recorte idêntico ao do Mobi, mas os faróis são diferentes e chamam atenção por serem contornados por luzes diurnas de LEDs. Aproveitando a citação do subcompacto, o modelo e sua plataforma foram usados pelo projeto. Mas parte da estrutura também é do Argo, enquanto a base traseira tem muito da Strada original, com direito a eixo rígido para dar maior robustez. É óbvio que a imagem oficial dá um contorno mais ressaltado que na vida real, mas também não inventa linhas. É possível ver os para-lamas ressaltados e o rack no teto, o que indica a versão Adventure.

Adeus às três portas

A Strada apareceu na versão quatro portas, uma das principais evoluções do projeto antigo, dotado de cabine dupla com apenas três portas e homologação para quatro pessoas, contra cinco da sua principal concorrente, a Volkswagen Saveiro, mas com a vantagem de ter porte de Renault Oroch, rival que tem reestilização a caminho. Há também uma versão com cabine simples, mas com um vidro atrás das portas, mais ou
menos como a geração original. A propósito: a antiga Strada continua em linha até o final de 2021. As versões de trabalho vão sobreviver – assista ao teste da Working 1.4 no vídeo abaixo. A mecânica inclui duas motorizações. A base é representada pelo veterano 1.4 Fire, unidade que entrega 99/85 cv e 12,5/12,4 kgfm de torque. Versões mais caras e a Adventure usam o 1.3 Firefly, mais forte e capaz de gerar 109/101 cv e 14,2/13,7 kgfm. Ambas vêm com caixa manual de cinco marchas. Os novos motores turbo 1.0 e 1.3 não serão aplicados na Strada, afinal, ela pode ter toques da picape maior, mas não pode ter preço de Toro.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa