qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

“É contra mortes por HIV que luto”, diz frei que morou em Bagé

O destino do frei Marcelo Monti Bica, 41 anos, agora é a Colômbia. Ele vai percorrer a pé o país do extremo norte da América do Sul que é marcado por  florestas tropicais e extensas plantações de café, o carro-chefe da economia da Colômbia. O religioso começou a caminhada a pé no dia 28 de agosto, em Porto Alegre, quando seguiu rumo ao sul do Brasil. Bagé foi um dos lugares escolhido por Bica, que estudou na Rainha da Fronteira e iniciou a formação religiosa aqui.
Ele já percorreu Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Equador. Bica pretende atravessar a pé os cinco continentes, em 10 anos. A jornada pela vida recebe a denominação  de “Caminho de Aline volta ao mundo a pé pela vida contra a aids”. O objetivo principal é alertar e incentivar jovens e famílias sobre a prevenção do HIV. O frei perdeu uma irmã com a doença e resolveu empreender essa caminhada para alertar sobre esse problema.
A caminhada de Marcelo Bica foi tema de reportagem da Folha de São Paulo. Até então, a jornada teve destaque pela imprensa dos lugares onde o religioso passa.
A reportagem assinada pela jornalista Paula Sperb tem como manchete: “É contra as mortes por HIV que luto”, diz frade que dá volta ao mundo. Bica escreveu pelas redes sociais que a matéria fala sobre sua infância, e sobre estigmas e consequências.

Fonte: Folha do Sul

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo