qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Associação Rural busca apoio para instalação de uma delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato

Assunto será tratado na próxima segunda-feira (27) quando ocorrerá uma reunião na sede da entidade com a presença de autoridades brasileiras e uruguaias

Frente os últimos acontecimentos no meio rural, como aumento de furto de animais em diversas propriedades do município e assaltos a residências acenderam o alerta para os moradores da campanha que vem sofrendo com estes ataques de criminosos que estão cada vez mais audaciosos, como é o caso da propriedade invadida por um grupo se passando por policiais.
Em virtude desses fatos, a diretoria da Associação e Sindicato Rural vem realizando importantes reuniões com autoridades para tentar frear a ação desses grupos e retomar a sensação para o campo. Para isso foi realizado uma reunião na sede da entidade na manhã de sexta-feira (17), com a produtores rurais e diversos órgãos do município

O presidente da Associação e Sindicato Rural, Luís Carlos D’Auria Nunes, destacou importância da atuação da Brigada Militar porém, infelizmente, o resultado não está sendo muito eficiente no combate a esses crimes do campo: “a pressão está muito grande por parte dos produtores e com toda a razão já que os prejuízos são enormes e, agora, também há a preocupação dos ataques às residências rurais”.
Quando o assunto é abigeato, o município não possui dados reais, pois muitos produtores não têm o costume de registrar Boletim de Ocorrência. Por outro lado, apenas um dos produtores presentes na reunião relatou um prejuízo de R$ 62 mil reais com o furto de 150 ovinos. Para tentar diminuir esse problema, no encontro foram discutidas ações efetivas a serem realizadas pelos diferentes setores presentes na reunião: Brigada Militar, Polícia Civil, Inspetoria de Defesa Agropecuária e Sistema de Inspeção Municipal da Prefeitura.

A principal proposta da reunião foi sobre a criação de um sistema de trabalho integrado, onde os diferentes órgãos possam manter uma comunicação e realizar ações com agilidade. Além disso, o Sindicato Rural anunciou que, através de um projeto com o banco Sicredi, irá doar drones para as polícias Civil e Militar poderem utilizar no monitoramento da área rural.

Luís Carlos D’Auria ressaltou a importância de uma ação conjunta. “No ano passado, junto com os produtores, o Sindicato Rural doou R$ 24 mil para recuperação de viaturas da Brigada Militar. Agora iremos atrás de verba para auxiliar nas viaturas da Polícia Civil. Também estamos contando com o apoio da Farsul e teremos novas reuniões para alinhar os próximos passos”, explicou.
Já na manhã de quinta-feira (23) o presidente da Associação Rural de Livramento esteve participando de uma reunião com o delegado André Mendes na Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab/Bagé). Na oportunidade foram apresentadas diversas informações coletadas junto aos produtores e encaminhadas algumas demandas. Como resultado da conversa ficou agendado para a próxima segunda-feira (27) uma grande reunião regional com a presença do Delegado André Mendes da (Decrab/Bagé), da Polícia Civil de Livramento, Brigada Militar, Policia de Rivera e órgãos competentes.
Na pauta estarão importantes assuntos como a possibilidade de instalação de uma Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato no município, e a elaboração de um dossiê que será encaminhado para o vice-governador do estado e secretário de segurança Delegado Ranolfo Viera

Produtor paga recompensa de 5 mil reais por informações de animais furtado
Dentro desta problemática, um fato chamou a atenção dos produtores nesta semana. O pecuarista Ricardo Brochado publicou nas redes sociais um texto informando que 40 novilhos colorados foram furtados dos campos da Estância da Ventania, localizada à 20 km de Quaraí na RS 60, Estrada do Passo da Guarda, divisa com Santana do Livramento mais precisamente do campo do Tato Valente.
O texto relata que os animais sumiram sem deixar rastros e que o produtor irá pagar a quantia de 5 mil reais para quem der informações no (55) 99925 0401, ou na Polícia Civil e Brigada Militar.

Matias Moura | [email protected]

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo