qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Sobe para 76 número de cidades em situação de emergência devido a estiagem no RS

Sobe para 76 número de cidades em situação de emergência devido a estiagem no RS

Subiu de 74 para 76, desde o fim de semana, o número de cidades gaúchas que decretaram situação de emergência em função da estiagem no Rio Grande do Sul. Os documentos começaram a ser emitidos em 23 de dezembro. Entraram para a relação os municípios de Campos Borges e Fortaleza dos Valos. Outras 13 prefeituras relataram danos pela falta de chuva mas ainda não emitiram decreto.

Por região, as mais afetadas até o momento foram o Vale do Rio Pardo (15 cidades), Centro-Serra (15), Central (12) e Costa Doce (10). O governo estadual, que segue sem homologar qualquer pedido, ressalta que os registros de emergência devem se dar por falta de água para consumo humano e prejuízos a pequenos agricultores, que tiveram a subsistência ameaçada. Uma vez decretada a situação de emergência, o prazo é de 20 dias para a cidade concluir o processo com o envio da documentação.

A Defesa Civil Estadual também distribuiu reservatórios móveis para as comunidades mais afetadas – 22, até o momento. Foram emprestadas 34 unidades de Viniliq Pipa (reservatório de água móvel), com capacidade de 4,5 mil litros cada.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Guilherme Almeida / CP Memória

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo