qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Instituto Geral de Perícias entra em Operação Padrão

Os servidores do Instituto Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul paralisaram suas atividades desde a última terça-feira (7). Todas as equipes do RS entraram em operação padrão.
Apenas os serviços essenciais serão realizados, como explica a presidente do Sindicato dos Servidores do Instituto Geral de Perícias (Sindiperícias), Carla Jung: “Vamos ter uma paralisação de quatro horas de todos os serviços do Departamento Médico-Legal (DML). Durante o período, não serão realizadas necropsias e perícias de lesão”, informa. “No entanto, não deixaremos de atender. Cumpriremos os 30% determinados em lei, sendo preservados os serviços de levantamento de local de crime e recolhimento de corpos em vias”.

A paralisação, de acordo com Carla Jung, é para demonstrar a indignação com os projetos encaminhados pelo governador Eduardo Leite à Assembleia Legislativa, dentre eles o que trata do subsídio dos servidores vinculados ao IGP. “Queremos respeito. Estamos em uma situação que fica muito aquém dos nossos pares da segurança pública, como Polícia Civil, Brigada Militar e Susepe”, diz. “O IGP ainda não tem o complemento do risco de vida. Queremos um tratamento igual para quem faz parte da segurança pública.”

A presidente da entidade Sindiperícias/RS confirmou que na próxima semana será a vez do interior do Rio Grande do Sul. Ela explicou que a operação padrão mantém normal 30% das atividades: “Não vamos deixar, de forma alguma, um corpo na rua para não prejudicar a população. Vamos atender locais de morte em deslocamentos para outros municípios, a diária tem que ser paga antecipada conforme a lei”, lembrou.

Já a direção do IGP divulgou nota oficial. “Em razão da Operação Padrão comunicada pelos servidores, o Instituto-Geral de Perícias informa que está preservado o pronto atendimento em locais de crime contra a vida, sequestros e crimes hediondos. No DML, as situações prioritárias são atendidas. Também segue em funcionamento a emissão de carteiras de identidade, com prioridade para casos urgentes”, informou.

João Victor Montoli | [email protected]

Bebê é levado sem vida para a Santa Casa pela Brigada Militar

Uma triste e chocante ocorrência marcou a manhã desta quinta-feira (3 de julho de 2025) na Bairro Tabatinga, em Sant’Ana do Livramento. A Brigada Militar foi acionada para atender a um chamado no bairro após uma mãe encontrar seu bebê, de poucos meses de vida, com a pele arroxeada na casa do pai. De acordo com as informações preliminares, a

Resumo de quinta-feira – 03/07/2025

  Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Acordo sobre IOF esbarra em divergência entre Lula e Motta   O ESTADO DE S. PAULO – Impopular no Congresso e na rua, Lula elege ‘ricos’ como alvo e antecipa campanha   O GLOBO – Esquerda acirra ataques a Motta nas redes, e governo abre espaço a

Frio segue intenso e Sant’Ana do Livramento registra -3.1 na madrugada desta quinta-feira

O Rio Grande do Sul registrou, na manhã desta quinta-feira (3 de julho de 2025), mais uma madrugada de temperaturas negativas, com o frio mais intenso concentrado nas regiões Oeste e Sul do estado. Embora o número de cidades com termômetros abaixo de zero tenha sido menor que nos dias anteriores, os dados levantados pela MetSul Meteorologia e o monitoramento