qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Roubos e furtos a bancos caem 43,6% em 2019 no RS

Nos primeiros 11 meses do ano passado, foram 101 crimes desses tipos ante a 179 no mesmo período do ano anterior. Autoridades atribuem redução à integração dos trabalhos das polícias e do IGP.

Os roubos e furtos a agências bancárias apresentaram queda no estado. Entre janeiro e novembro de 2019, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) registrou 101 casos de furtos e roubos a bancos no Rio Grande do Sul. Isto representa uma queda de 43,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 179 casos.

A redução também é percebida nos casos de ataques a caixas eletrônicos e carros fortes. De acordo com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), foram 11 ocorrências deste tipo em 2019, contra 55 em 2018.

Apesar de traumáticos, casos com uso de explosivos também caíram em 2019, e o uso de reféns como cordão humano foi reduzido de 16, em 2018, para 11 em 2019.

O delegado João Paulo de Abreu destaca que, além da integração das polícias e a criação de novas delegacias, o trabalho do Instituto-Geral de Perícias tem sido fundamental na solução dos casos.

“O trabalho feito por eles, desde o atendimento do local de crime, tem sido possível produzir provas a fatos que ocorreram recentemente, em 2018, 2019, fatos que ocorreram há vários anos. Conseguimos, em 2019, esclarecer crimes que não tinham autoria há mais de 10 anos, então esse trabalho é extremamente importante”, diz o delegado.

No entanto, se considerada a estatística apenas como roubos de bancos, onde há violência contra pessoas, os dados são parecidos com o ano anterior. Foram 36 ocorrências em 2019 contra 37 em 2018.

Para reduzir este índice, a Brigada Militar lançou, em novembro, uma operação especial sem data para terminar. De acordo com o subcomandante-geral da Brigada Militar, Vanius Santarosa, uma das estratégias é usar o setor de inteligência para reforçar o policiamento nas pequenas cidades antes dos ataques acontecerem.

“Mapeamos os bancos que têm maior possibilidade de sofrer esse tipo de ação. Esse é um crime de muito impacto para esses municípios de pequeno tamanho, porque são pessoas simples, de vida pacata. E ações de cidade grande, digamos assim, com formação de cordão humano, com armas, tiros pra cima, com uso de explosivo em plena luz do dia, impactam muito a comunidade e geram a sensação de insegurança.”

Fonte: G1/RS
 Foto: Reprodução/RBS TV

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação