qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Secretário afastado da Administração emite nota de esclarecimento

O secretário afastado da secretaria de administração Fernando Gonçalves Linhares emitiu nota de esclarecimento sobre o motivo de seu afastamento, confira na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
FERNANDO LINHARES, Secretário da Administração Municipal no governo do Prefeito Solimar Charopen Gonçalves, vem a público externar esclarecimentos em decorrência da divulgação de seu nome na denominada Operação Parceria, datada de 27/12/2019, que ocasionou em seu afastamento temporário do exercício do cargo.
Primeiramente, ao cumprimentá-los, entendo que é de suma importância o meu posicionamento em virtude da investigação do Ministério Público perante a Administração Municipal, da qual faço parte. Lamento que esta investigação até então tenha a minha pessoa como investigado, porém, tenho a consciência tranquila de todos os meus atos enquanto Secretário da Administração durante estes três anos e a total certeza de que em momento algum estive envolvido em atos ilícitos.
A investigação por parte do Ministério Público e os consequentes mandados de busca e apreensão em minha casa e dos demais investigados, é inteiramente constrangedor e decepcionante, o que acaba por manchar a minha vida pública e privada, mesmo após minha inocência restar comprovada, o que tenho absoluta certeza que irá ocorrer com a conclusão do inquérito.
Além disso, tal nota se faz necessária à toda comunidade santanense, mas principalmente, a minha família, na qual tenho o mais absoluto respeito e consideração, e aos meus amigos mais próximos, que realmente me conhecem e permanecem em minha vida, inclusive em momentos como este, seja com visitas, ligações ou mensagens de apoio através de redes sociais.
Esclareço que colaborei com os agentes que cumpriram o Mandado de Busca e Apreensão em minha casa e permanecerei colaborando sempre que for preciso, para que os fatos sejam elucidados o mais rápido possível, e minha inocência seja comprovada, pois, repito, é totalmente constrangedora e injusta todas as acusações envolvendo meu nome.
Entendo que talvez pelo cargo que ocupava na Administração Municipal antes de ser afastado, cargo este operacional e de suma importância para o Município, tenha tido o meu nome envolvido nesta Operação. No entanto, com veemência acredito que não houve qualquer tipo de crime por parte da Administração Municipal, e, SE HOUVE algum, desejo que sejam identificados e responsabilizados todos os envolvidos.
Saliento que a Operação Parceria nada mais é que uma investigação para elucidar fatos e que nada resta comprovado. No decorrer desta investigação, todos os investigados terão direito de se defender amplamente, com direito ao contraditório e a ampla defesa, direito este previsto constitucionalmente. Além disso, deve se levar em conta que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado do processo, sendo assim, todas as acusação são suposições.
Por fim, esclareço que quem me conhece, dispensa inclusive esta Nota, e quem ainda não me conhece, peço que tenha a gentileza e a responsabilidade de aguardar a conclusão da investigação para tecer qualquer comentário pessoal.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos