sáb, 3 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

O calor vem com tudo

Foto: Marcelo Pinto/AP

Confira a previsão e estimativa do clima para os primeiros meses de 2020

O verão será mais seco e com temperaturas acima dos 30°C durante dias seguidos no Rio Grande do Sul, conforme meteorologistas. Essa condição de tempo gera alerta para a agricultura, já que produções podem ser prejudicadas com a possibilidade de estiagem. A estação vai de 22 de dezembro até 20 de março de 2020.
De acordo com a MetSul, enquanto o último verão foi marcado pelo fenômeno El Niño, este terá neutralidade no Pacífico Leste. Um corredor de umidade deverá se formar entre o Norte e o Sudeste, diminuindo a chuva na Região Sul do país, principalmente no estado gaúcho.

Livramento

Rafael Dable foi acionado para consultar como será o verão em solo santanense. Segundo ele, os meses de fevereiro e março ainda estão longe, e por conta disso, a confiabilidade da previsão é mais baixa, mas existe uma tendência de como se comportará o tempo nestes meses: “Para a última semana de dezembro, se espera muito calor e abafamento. As máximas ficam perto de 40°C. Com todo este calor, não estão descartados temporais de verão, com o excessivo aquecimento da atmosfera”, conta.
Dable ainda ressalta que diferente dos verões anteriores, a estação em 2020 não terá interferência de fenômenos meteorológicos: “A estação estará sob neutralidade no Oceano Pacífico, ou seja, sem El Niño e sem La Niña. Com isso, se espera dias muito quentes, alguns até escaldantes. Podem ocorrer incursões de ar mais frio, trazendo alívio temporário. Quanto à chuva, o mês de janeiro terá chuva abaixo do normal, pelos dados atuais. Mesmo ainda distante, a tendência é de fevereiro e março com chuva entre normal a abaixo do normal e com temperatura ligeiramente acima da média”, encerra.
É melhor se preparar e garantir o protetor solar, o calor está aí e a proteção é fundamental. Além do protetor solar, é recomendado beber muita água e evitar exposição ao sol das 10h às 16h, caso necessário sair neste período, a recomendação é utilização de chapéus e bonés.

Nota à Imprensa – queda do ministro Carlos Lupi

  A saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi, é a confirmação de que sua permanência no cargo se tornou insustentável diante da gravidade do escândalo envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Sua omissão, somada às inúmeras irregularidades identificadas, torna justa – embora tardia – a sua exoneração. No entanto, é preciso deixar claro que esta é apenas a