qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

“É triste ver minhas crianças sem água e sem luz neste calor”

Éder do Canto pede ajuda à comunidade para conseguir emprego

O verão se aproxima, com ele, uma forte onda de calor. Para refrescar é consumido água gelada, utilizado ventilador e ar condicionado. Agora, imagine passar o verão sem nenhuma dessas opções e o pior, seus filhos pequenos passando essas necessidades. Éder do Canto e sua família estão nesta situação há, aproximadamente, oito meses.
Sua casa, localizada na Vila João Souto Duarte, abriga Eder, sua esposa Daiane e seus quatro filhos de 8 meses, 3 anos, 6 anos e 9 anos. A casa está sem água encanada e energia elétrica. Há aproximadamente oito meses, a residência em que a família morava acabou caindo por conta de um forte temporal. A solução para que a família não tivesse que buscar abrigo com parentes foi fazer uma casa com os destroços da antiga residência e com alguns materiais doados.

A casa não possui energia elétrica nem água encanada. Seu entretenimento é um radio a pilhas e a iluminação à noite é por meio de velas. Éder comenta que a maior necessidade é a energia elétrica para seus filhos: “Eu fui criado na zona rural, então não sinto falta de energia, mas meus filhos sentem e muita. Até mesmo o Conselho Tutelar veio até minha casa e me notificou que eu deveria fazer a ligação. Infelizmente, estou sem trabalho no momento, consegui juntar o dinheiro para o poste de 5mt, e quando fui comprar a legislação mudou para o poste de 7mt. e o valor quase dobrava. infelizmente não consegui o dinheiro para pedir a instalação”, conta.

A casa é humilde e quase sem condições de moradia. Daiane comenta que também gostaria de trabalhar, mas teria de ser serviços em casa, pois tem que cuidar de seus filhos: “Poderia fazer serviços em casa, com a energia elétrica poderia fazer produtos para vender pois adoro cozinhar. Éder sustenta sua família por meio de bicos que realiza em doma, cuidando de estâncias e outras lidas campeiras.
Eles pedem auxílio, que além da energia elétrica, necessita de emprego para sustentar sua família: “Preciso de ajuda, mas quero retribuir. Quero trabalhar para sustentar minha família, preciso só de uma oportunidade”.

Nesta semana, após uma live divulgada no Facebook do Jornal A Plateia, resultou em doações para a família de Éder. Eles utilizavam um fogão à lenha para fazer os alimentos e receberam um fogão a gás que lhes foi doado. Quem quiser e puder ajudar Éder e sua família a residência está localizada na rua Marciano Brum, 380, o telefone para contato é o (55) 9 8437-5503

João Victor Montoli
[email protected]

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação