sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Apenas 54% da frota paga IPVA no Rio Grande do Sul

Maior parte dos isentos é formada por veículos com mais de 20 anos

Da frota de 6,9 milhões de veículos cadastrados no Rio Grande do sul, 3,1 milhões (46%) estão isentos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), graças a leis estaduais e federais. A maior parte dos isentos é formada por veículos com mais de 20 anos de fabricação (2,5 milhões).

Também estão livres de pagar o IPVA 494, 4 mil automóveis que têm valor de mercado inferior a quatro Unidades Padrão Fiscal (R$ 78,14), 31,1 mil veículos oficiais, 20 mil de propriedade de pessoas com deficiência, 12,7 mil táxis e 6,7 mil ônibus.

Completam a lista de isentos veículos de transporte escolar, os de propriedade de templos, instituições sociais e sindicatos trabalhistas e os táxis-lotação.

Todas as isenções estão previstas na Lei Estadual 8.115, de 1985, que abarca todas as imunidades previstas em nível federal e inclui as que estão vigentes apenas no Rio Grande do Sul.

Conforme calendário divulgado nesta sexta-feira (13) pelo governo estadual, o IPVA estará disponível para pagamento a partir de 17 de dezembro. Os contribuintes que optarem pela quitação antecipada têm como data-limite o dia 30 deste mês e os descontos poderão alcançar até 24,92%.

Neste período, o motorista terá redução de 3% no total do imposto e poderá se valer ainda do valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF-RS) nos patamares de 2019 — na virada do ano, há atualização, estimada em 3,35%.

Fonte: Gaúcha/ZH

Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos