ter, 17 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Brasileiras são acusadas de usar indígenas para fraudar INSS

Duas brasileiras, uma delas servidora do Estado de Roraima são acusadas de usar indígenas guianenses para fraudar INSS.

 

A Força-Tarefa Previdenciária cumpriu seis mandados de busca e apreensão, na capital Boa Vista e em Bonfim – cidade roraimense que faz fronteira com Lethem, na Guiana.

As investigações identificaram ao menos 56 benefícios concedidos mediante fraude. As irregularidades ocorriam em diversas espécies de concessões do INSS, entre elas, aposentadorias e salário-maternidade.

Segundo a Polícia Federal, uma servidora pública estadual em parceria com uma brasileira residente em Lethem convenciam guianenses a participar da fraude.

Os estrangeiros, a maioria idosos indígenas recebiam declarações falsas de que seriam pertencentes a tribos brasileiras.

A declaração permitia que os estrangeiros expedissem certidões de nascimento brasileiras e todos os demais documentos exigidos pelo INSS.

Levantamento da Força-Tarefa aponta que quase R$2 milhões em benefícios irregulares já haviam sido pagos. Mas o dinheiro – pelo menos a maioria dele, não ficava com os guianenses.

As investigações apontam que a mentora do esquema ficava com os cartões, fazendo empréstimos consignados e sacando os valores dos benefícios. Aos falsos-beneficiários, as acusadas repassavam apenas R$50 por mês.

A Operação Terminum foi realizada nesta quarta-feira, em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Fonte: EBC

Foto: Internet

Polícia Civil prende homem durante Operação Saqueadores em Livramento

A Polícia Civil, através de agentes da DP de Santana do Livramento, com apoio de agentes da DRACO, DPPA e Brigada Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de indivíduos suspeitos de praticar, em dias e vítimas distintas, dois roubos de valores. Um indivíduo, 48 anos, foi autuado em flagrante por posse de arma de uso restrito e

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A