ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Vereador Nilo apresenta pacote de projetos na Câmara

REPORTAGEM: RODRIGO EVALDT | [email protected]

 

O vereador Carlos Nilo (Progressistas) protocolou, nessa quarta-feira (20), uma série de projetos de lei que, se aprovados, devem aumentar a transparência nos recursos arrecadados pelo município de Sant’Ana do Livramento, aumento de oportunidades de aperfeiçoamento na área de educação para professores da rede municipal, além da inclusão dos cidadãos no trabalho legislativo.

 

O pacote foi anunciado pelo parlamentar nesta quarta e deve ser apresentado pelo seu gabinete ao longo da semana para que a população possa se apossar das informações e iniciarem uma discussão sobre os projetos apresentados.

 

O primeiro projeto diz respeito à transparência na cobrança do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), aumentando a possibilidade do cidadão controlar os atos do Poder Público, exigindo uma administração tributária transparente.

 

“Propomos que sejam explicitados os valores arrecadados a título de IPTU, por bairro, as variáveis e os valores que compõe o cálculo total do tributo cobrado de cada contribuinte, bem como os meios legalmente previstos para impugnação do lançamento. Essas informações estarão disponíveis a todo cidadão no site da Prefeitura”, explicou o vereador destacando que está aberto o tempo para a discussão dos temas. “Publicaremos um projeto por dia para ouvirmos a opinião das pessoas e discutirmos sobre o tema antes da votação”.

Serasa disponibiliza 0800 emergencial para brasileiros quitarem dívidas com bancos e financeiras

• Mutirão nacional que reúne 40 maiores bancos e financeiras do país oferece telefone gratuito para facilitar negociações. • Descontos de até 97% beneficiam 35 milhões de pessoas que têm dívidas bancárias. • Alta adesão faz Serasa estender ação especial de negociação com bancos até dia 11 de julho. • No Rio Grande do Sul mais de 28 mil acordos

Nota oficial – Judicialização do IOF

  A decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deliberação soberana da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que sustou o aumento do IOF, é uma afronta inaceitável ao Poder Legislativo e um grave atentado à democracia. Trata-se de mais uma tentativa autoritária do governo Lula de judicializar um tema eminentemente