seg, 12 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Bolsonaro diz que não fará demarcação de terras indígenas

Bolsonaro cumprimenta populares e fala à imprensa ao sair do Alvorada

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (16) que países que investem recursos no país para programas de preservação ambiental estão “comprando à prestação o Brasil”. Ele criticou a Noruega que, assim como a Alemanha, decidiu suspender seus repasses para o Fundo Amazônia.

“O pessoal está comprando à prestação o Brasil. A compra no passado era também demarcando terras, o Brasil só fazia acordos lá fora em troca de abrir mão de sua soberania, demarcando terras indígenas, ampliando parques”, disse, dando como exemplo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, ampliado em 2017 no governo do então presidente Michel Temer.

Para o presidente, as reservas atrapalham o desenvolvimento do país. “Não pode continuar assim, [em] 61% do Brasil não pode fazer nada. Tem locais que, para produzir, você não vai produzir, porque não pode ir num linha reta para exportar ou para vender, tem que fazer uma curva enorme para desviar de um quilombola, uma terra indígena, uma área proteção ambiental. Estão acabando com o Brasil”, disse, ao deixar o Palácio da Alvorada na manhã desta sexta-feira.

Bolsonaro ressaltou ainda que não fará demarcação de terras indígenas durante seu governo. “Enquanto eu for presidente não tem demarcação de terra indígena”, disse. “Eles têm 14% do território nacional. Imagine Região Sudeste, uma área maior que essa já é terra indígena, não é área suficiente? Ontem [15], eu estive de novo com um grupo de indígenas e eles querem liberdade para trabalhar na sua área, não querem viver como em um confinamento, como seres pré-históricos”, acrescentou o presidente.

Fonte: EBC

Trágico Acidente na BR-290 em Rosário do Sul tira a vida de motociclista

Uma colisão frontal entre uma motocicleta e um caminhão, na noite de domingo (11), resultou na morte de Luana Paulo, de 39 anos, na BR-290, em Rosário do Sul. O acidente ocorreu por volta das 19h55, na ponte Marechal José de Abreu, no KM 479, e mobilizou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto-Geral de Perícias (IGP). O veículo

Prefeitura de Livramento divulga Valores da Terra Nua para o ITR 2025

A Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento tornou pública a tabela de valores da Terra Nua (VTN) que servirá como base de cálculo para o Imposto Territorial Rural (ITR) referente ao exercício de 2025. A medida, que cumpre as normativas estabelecidas pela Receita Federal do Brasil, detalha os preços por hectare de diferentes categorias de imóveis rurais no município. Conforme