qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

“Obrigado por se entregarem a essa missão”, diz governador na formatura de novos PMs em Pelotas

Meta do governo é garantir que nenhum município gaúcho tenha menos do que cinco policiais – Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O Parque da Fenadoce, em Pelotas, foi palco, neste sábado (3/8), da 10ª formatura de novos soldados da Brigada Militar. Os 115 formandos fazem parte do grupo de quase 2 mil alunos-soldados que iniciaram o curso superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar em novembro e que irão reforçar o policiamento ostensivo em todo o Estado.

As 23 mulheres e os 92 homens cumpriram um total de 1.675 horas-aula, englobando conhecimentos específicos da atividade policial militar e disciplinas como direito penal, direito processual penal militar e sociologia da violência.

Paraninfo pela terceira vez – depois de Porto Alegre e Santa Maria –, o governador Eduardo Leite se disse honrado em cumprir a função. “Muito obrigado por se entregarem a essa missão. Se temos a perspectiva de vivermos em paz, é porque existem pessoas como vocês, que deixam seus filhos e familiares e colocam a própria vida em risco para proteger a todos nós”, afirmou Leite.

Assim como o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, desejou sucesso aos agora colegas: “Desejo que, ao final dos seus turnos de trabalho, vocês voltem para seus lares”, disse Ranolfo.

formatura bm pelotas1
As 23 mulheres e os 92 homens formados neste sábado cumpriram um total de 1.675 horas-aula – Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Efetivo mínimo

Com o ingresso dos 1.965 novos policiais até o dia 10 de agosto – data das últimas duas formaturas, em Santa Rosa e Santo Ângelo –, vai ser cumprida a meta do governo de garantir que nenhum município gaúcho tenha menos do que cinco policiais militares.

A estratégia de distribuição vai permitir empregar parte do reforço em unidades que podem atuar em todo o Estado. Para isso, estão sendo criados dois novos Batalhões de Choque com 110 PMs cada, um deles justamente em Pelotas e o outro, em Caxias do Sul.

“Esse batalhão fará operações especiais em Pelotas e nas cidades vizinhas e certamente vai dar um reforço para melhorarmos ainda mais os números da segurança pública”, completou o governador.

CALENDÁRIO DE FORMATURAS DA BM:

26 de julho
Porto Alegre
Rio Grande
Montenegro

30 de julho
Erechim

31 de julho
Passo Fundo

1º de agosto
Cruz Alta
Carazinho

2 de agosto
Santa Maria
Rio Pardo

3 de agosto
10h – Pelotas
16h30 – Lajeado

6 de agosto
15h – Caxias do Sul

7 de agosto
15h – Bento Gonçalves
16h – Uruguaiana

8 de agosto
15h – Igrejinha
16h – Bagé

9 de agosto
9h – Osório
10h – Frederico Westphalen
16h – Santana do Livramento
16h – Três Passos

10 de agosto
10h – Santa Rosa
15h – Santo Ângelo

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo