qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Secretarias da Agricultura e Saúde elaboram novo decreto de fatiados junto com o setor varejista

POR ELAINE PINTO

As secretarias da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural estão elaborando um novo decreto para regulamentar o fracionamento e comercialização de carnes, fiambres e queijos. Em reunião realizada nesta terça-feira (23), técnicos das duas secretarias apresentaram uma minuta do novo decreto a representantes do setor varejista, para avaliar pontos de melhoria antes de enviar para tramitação.

“Essa proposta foi construída pela área técnica das duas secretarias, que estão empenhadas em resolver esse impasse e trazer clareza para o que compete a cada órgão”, destacou o secretário da Agricultura, Covatti Filho.

Desde a revogação do Decreto Estadual 53.304/2016, as formas de fracionamento e comercialização estão regidas pelo Decreto 23.430, de 1974. O novo decreto pretende modernizar esta legislação, revogando artigos que já são cobertos por leis federais ou estaduais posteriores e também determinando as atribuições de cada secretaria na fiscalização dos produtos.

Os representantes do setor varejista que compareceram à reunião devem encaminhar por e-mail as alterações sugeridas ao texto do novo decreto. Em uma semana, haverá nova reunião para avaliar estas alterações.

Participaram da reunião a deputada Any Ortiz; a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Rosângela Sobieszczanski; o chefe de gabinete da Seapdr, Erli Teixeira; o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA/Seapdr), Antonio Carlos Ferreira Neto; o vice-presidente da Fecomércio, João Micelli; e representantes do Sindigêneros-RS e da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

Mesa de reunião com participantes
Próxima reunião está agendada para a semana que vem – Foto: Lauriane Belmonte/Seapdr

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos

General Hamilton Mourão através do X

O Senhor Celso Amorin não resistiu aos seus mais primitivos instintos viscerais e teve que ir à China para assistir uma parada militar nos velhos moldes stalinistas. Confira a publicação completa no link abaixo: CLIQUE AQUI E CONFIRA