qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Comissão de Ovinocultura da Farsul se reúne em Livramento na próxima semana

O objetivo da reunião, que irá acontecer no dia 25 de julho na Rural, às 14 horas, tratará sobre a campanha de erradicação da mosca da bicheira e outros temas relativos à produção de ovinos

A Associação e Sindicato Rural de Santana do Livramento receberá, na próxima quinta-feira, dia 25, a partir das 14 horas, uma reunião da Comissão de Ovinocultura da Farsul. Na pauta serão abordados diversos assuntos referentes ao desenvolvimento desta cadeia produtiva e são esperados todos os representantes de sindicatos rurais que possuem representação na comissão.
Segundo o vice-presidente da Rural e presidente da Associação Santanense de Ovinocultores, Jair Menezes, um dos principais temas que serão tratados é a questão do lançamento de uma campanha que visa a erradicação da mosca da bicheira que é responsável por inúmeros prejuízos aos produtores. A ideia é discutir alternativa e traçar metas para um combate mais eficaz e que venha diminuir os danos causados à ovinocultura. “Nós sabemos que é algo muito difícil esse combate. Mas, juntamente com nossos irmãos uruguaios, principalmente aqui de Rivera, tenho certeza que podemos desenvolver ações bastante eficazes. Já existem estudos, inclusive em laboratório, para a erradicação dessa mosca. E nesta reunião iremos debater esse assunto “, disse o zootecnista Jair Menezes.
O foco da comissão de ovinos da Farsul é colaborar no desenvolvimento da ovinocultura como negócio. E para isso, está trabalhando na divulgação do aprimoramento técnico por meio do In-Ovinos.
A proposta é de levar informação aos produtores por meio dos representantes dos sindicatos que compõe a comissão. “O In-Ovinos seria essa informação técnica de acordo com o momento do ciclo anual da ovinocultura. Assim, conseguimos levar ao produtor vários cuidados para que ele melhore suas taxas de produção”, explica o coordenador da comissão, André Camozzato.
A ideia é de que o produtor receba a informação de acordo com o que ele está vivenciando na propriedade, “não adianta falar de coisas que vão acontecer em março se ele está em julho ou no pré-parto”, comenta Camozzato. Assim, a cada reunião um técnico é convidado a palestrar. O material apresentado é disponibilizado para que possa circular entre os produtores.
Por trás dos encontros e palestras está a meta de viabilizar economicamente a ovinocultura. Conforme Camozzato, nos levantamentos que mostram dados como potencialidades, sistemas de produção e diferenças de produtividade da última década raramente aparece a ovinocultura. “O nosso desafio de trabalho é transformar a ovinocultura num negócio, passar por torná-la um sistema de maior produção e de maior impacto econômico nas propriedades”, constata.

La Policía Comunitaria fortalece el vínculo con la comunidad en Rivera

La sub-comisario Laura Olivera, referente de la Policía Comunitaria Orientada a Problemas (PCOP) de Rivera, destacó la importancia de la creación de esta unidad que trabaja con el apoyo del comando de Jefatura de Policía de Rivera Olivera explicó que entre las principales funciones de la PCOP se encuentra la de trabajar como articuladora, generando un puente entre la comunidad