qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Rubro-negros celebram os 117 anos do 14 de Julho

No mês de comemoração, os interessados a se associarem ao clube não irão pagar joia

O 14 de julho é uma data emblemática na história da humanidade diante de tantos fatos históricos registrados nesse dia. Em 14 de julho foi eleito o Papa Estêvão, no século IX, assim como em 1099, os exércitos cristãos tomaram Jerusalém, durante a Primeira Cruzada. Em 1789, inicia a Revolução Francesa, quando os parisienses tomaram a Bastilha, derrubando o regime monárquico e libertando sete prisioneiros políticos. Para os santanenses, a ligação com a data tem uma importância no esporte, pois, em 1902 era fundado o Esporte Clube 14 de Julho, o segundo clube mais antigo do Estado e terceiro do Brasil. Com a fundação do Leão da Fronteira, Livramento entrou para o mapa do futebol, rivalizando no Rio Grande do Sul apenas com o Rio Grande, que nasceria dois anos antes e ostenta, hoje, o status de clube mais antigo do país do futebol. Neste domingo, os rubro-negros celebram 117 anos do clube, hoje, inativo para o futebol profissional, atuando apenas com as categorias de base com o programa Leão do Futuro e ainda tem representação no cenário pela sua importância histórica.
O 14 de Julho ainda hoje reivindica, junto à CBF, o status de primeiro rubro-negro do país assim como o título de primeiro campeão internacional da história, pela conquista da Copa La France, no Uruguai. Assim como todos os clubes do interior, o Leão da Fronteira vive uma crise financeira vitimado por más administrações e pelo descaso das instituições que comandam o futebol gaúcho, se mantendo cada vez mais distante de seus tempos áureos. A atuação da diretoria, que assumiu o clube em 2018, fez um plano de trabalho para recuperar o clube administrativamente.

Novo comando

A marca destes 117 anos do clube é o fato de o velho clube ser comandado, pela primeira vez por, uma presidente do sexo feminino. A produtora rural Mercedes Cunha, que liderou um movimento dos associados para derrubar a administração anterior que permitiu a deterioração do clube. Mercedes acabou assumindo, ao lado do companheiro Jonnie Giorgetta, após um processo eleitoral feito às pressas.
A torcida organizada “Nação rubro-negra fiel” enviou uma nota celebrando os 117 anos do clube: “Respeitem este amado clube e seus bravos imortais quatorzeanos que não estão mais entre nós. Não há fogo que apague esta paixão. Nas palavras do imortal Jamonot “amem ou deixem o clube em paz”. É o momento de comemorações dos teus 117 anos, uma entidade que não vamos encontrar em qualquer esquina. O teu patrimônio é o manto sagrado da vila João Martins, a tua camisa vermelha e preta é a nossa segunda pele, continue a nos proporcionar grandes emoções, é o que nos move. Feliz aniversário amado Clube 14 de Julho!” – Ari costa, Nação Rubro-Negra Fiel.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo