sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Supertelescópio da NASA vai a Saturno para estudar estações do ano

A NASA ainda não definiu quando exatamente lançará o Telescópio Espacial James Webb, mas, ao que parece, ele já tem uma primeira parada como ponto inicial dos estudos sobre o universo: Saturno.

Esse exótico planeta do Sistema Solar já foi alvo de pesquisas no passado, quando a sonda Cassini passou 13 anos de olho nele. Apesar de ser muito tempo, existe uma explicação para o fato de ainda se desejar saber mais e não ser possível levantar dados com tanta rapidez.

Cada temporada no planeta corresponde a algo em torno de 7 anos terrestres

A Cassini chegou por lá quando era verão no hemisfério sul. O problema é que cada temporada em Saturno corresponde a algo em torno de 7 anos terrestres; ou seja, 1 ano em Saturno representa quase 30 anos por aqui. Logo, o período de estudos precisaria, de fato, ser muito mais extenso.

A ideia de enviar o Telescópio Espacial James Webb é reforçada tanto por essa dificuldade de analisar as mudanças em um prazo hábil quanto pelas informações enviadas pela Cassini, que despertaram ainda mais a curiosidade dos astrônomos sobre esse gigante gasoso. Uma situação especial, por exemplo, foi uma tempestade que cobriu o planeta em 2011.

Telescópio Espacial James Webb

A esperança dos cientistas está no poder e na tecnologia do Telescópio Espacial James Webb, que será capaz, por exemplo, de identificar e analisar os alvos a partir de infravermelho médio, algo que ele conseguirá fazer com uma sensibilidade muito maior, em termos de qualidade e detalhes, do que qualquer outro observatório que já foi construído.

Em outras palavras, isso quer dizer que o telescópio poderá identificar determinada classe de planetas até então não detectada, por isso, além de Saturno, os astrônomos aproveitarão o James Webb para pesquisar orbes recém-formados e analisar os sistemas nos quais orbitam. O Telescópio Espacial James Webb será lançado em 2021 se não houver outro adiamento.

Fonte Tec Mundo

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada