qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Unimagem: Livramento é pioneira em elastografia hepática no interior do RS

Sant’Ana do Livramento já tem à disposição um revolucionário exame: elastografia hepática Shear Wave. Adquirido pela Unimagem, o novo equipamento Aplio da Canon, é o primeiro serviço no interior do Rio Grande do Sul a realizar um método inovador para medir o grau de fibrose do fígado. “É eficiente e sem riscos para o paciente. Parece com uma ecografia abdominal, portanto não provoca dor. A diferença está no software que analisa as imagens”, explica o radiologista Rogerio Molinari, médico da Unimagem.
O exame pode ser realizado em qualquer órgão, mas a principal indicação tem sido para avaliar o tecido do fígado. Teoricamente, lesões malignas e outras doenças tendem a apresentar um tecido mais compacto e menos elástico. “Até agora, a única maneira de fazer essa avaliação era por meio de biópsia, que exige internação e retirada de um fragmento do fígado, um procedimento bastante desconfortável, que apresenta risco de sangramento e infecção”, compara o Rogerio Molinari.
Segundo o médico, de acordo com a classificação do tecido, o paciente é ou não encaminhado para biópsia. A elastografia hepática Shear Wave é recomendada para pacientes com suspeita de doenças crônicas como hepatite C, cirrose e câncer de fígado. A Unimagem também realiza a elastografia de tireoide e de mama.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo