qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Miguel Pereira deixa o comando da Secretaria de Planejamento

O servidor público e engenheiro civil Miguel Pereira deixou, nesta quarta-feira (19), o comando da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente. A informação foi confirmada no início da noite por Miguel, após fontes já terem cogitado a possibilidade ainda durante a tarde.

A saída de Miguel teria se dado após uma reunião com o prefeito Ico Charopen (PDT), às 13 horas desta quarta. O Palácio Moysés Vianna ainda não confirmou a informação, tampouco apresentou quem substituirá o servidor na titularidade da pasta.

Ao Jornal A Plateia, Miguel afirmou que os motivos que o levaram a solicitar a sua exoneração da titularidade seriam projetos pessoais, profissionais e políticos. “Acredito que já dei a minha colaboração a esta gestão. Estou iniciando um outro projeto pessoal, profissional e político”, afirmou ele.

Apesar de Miguel Pereira ter concorrido nas últimas eleições para o cargo de vereador, o prefeito sempre deixou claro que o cargo que Miguel ocupava não era político mas, sim, um cargo técnico.  Com a baixa do engenheiro, o Governo Ico perde o último secretário que estava acumulando a função de titular de pasta junto com a de servidor público.

Ainda não há especulação de quem será o novo responsável pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, mas com o novo espaço, aumentam as possibilidades de remanejamento já cogitadas nos bastidores: são mudanças que incluem ao menos três secretarias e já foram aventadas em reportagens anteriores do Jornal A Plateia.

Trajetória

Miguel Ângelo Peres Pereira tomou posse no dia 9 de abril de 2018, quando a então secretária, vice-prefeita Mari Machado (PSB), foi afastada dos cargos que ocupava, incluindo a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. O prefeito Ico cumpriu com uma promessa inúmeras vezes citada durante entrevistas: nomeou Miguel para o cargo.

Engenheiro civil formado pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Miguel atuou como docente e há 14 anos é servidor da Prefeitura Municipal, onde trabalhou nas secretarias de Planejamento e de Obras. Desde 2017, o servidor era responsável pelo Plano Diretor do Município e o braço direito de Mari.

Ao ser empossado, o Engenheiro Civil destacou a importância da Pasta para o município e dos servidores lotados no setor, ressaltando a competência e a qualificação dos técnicos junto ao trabalho político dos gestores. “Nós temos que ter maturidade profissional e política para construir as melhores soluções para a comunidade, que levem em conta as duas leituras que são absolutamente necessárias”, ressaltou na época.

Mari afirmou durante a nomeação que pôde, com o apoio de Miguel, dar o andamento a processos que estavam parados há anos na Secretaria e o trabalho de Planejamento Estratégico desenvolvido junto à Secretaria Geral de Governo, pasta que ela também era responsável.

Exclusiva

O ex-secretário Miguel Pereira deve falar sobre a sua saída na próxima sexta-feira (21), em uma entrevista exclusiva ao programa Boa Tarde Cidade, da RCC FM, a partir das 14h30min.

Posse em 09 de abril de 2018 Foto: Divulgação

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação