sáb, 25 de outubro de 2025

Equipe do programa Primeira Infância Melhor realiza teatro educativo

Objetivo do teatro é ensinar os pequenos a identificarem qualquer tipo de abuso e reportarem aos pais

Marta de Almeida (Foto: Matias Moura/AP)

O espetáculo “O sonho roubado”, é uma peça teatral com fantoches. Que busca atingir todos os alunos da rede municipal, rede estadual e escolinhas. Marta de Almeida é coordenadora do programa Primeira Infância Melhor (PIM), conta a razão da escolha de realizar uma peça para ensinar as crianças: “Sabemos que as crianças aprendem a partir do lúdico, da brincadeira, sabemos que o assunto é bastante denso, estamos tratando de uma maneira leve e ensinando as crianças como identificar um abuso”, disse.
Marta comenta que em apenas quatro dias de apresentação, a peça já foi assistida por aproximadamente 600 crianças: “Em poucos dias alcançamos esta marca. Além disso, mais de 50 adultos entre pais, professores e profissionais da saúde também assistiram”.
Outro ponto destacado por Marta é mostrar que a criança pode buscar ajuda com sua família: “Ao mesmo tempo que estimulamos as crianças a buscar ajuda, também buscamos que os pais tenham mais atenção com seus filhos, notem caso apresente comportamento diferente”, completou.
“Mais de 80% dos abusos de crianças e adolescentes acontecem por pessoas próximas ou até mesmo familiares. Caso note que a criança esteja agindo diferente de alguma forma, ligue 100, este é o numero de denúncias, é filtrada em Brasília e posteriormente encaminhada até nós”, completou Marta de Almeida.

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios