qui, 15 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Curso forma 27 militares especializados em treinamento de cães voltados à segurança pública

Cães foram treinados para localização de substâncias entorpecentes, armas e artefatos explosivos – Foto: Everton Ubal / BM

Ocorreu no ginásio da Escola de Educação física da Brigada Militar (EsEFBM), em Porto Alegre, a formatura do 6º Curso de Especialização em Cinotecnia – ciência responsável pelo estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia de cães.

No evento, os formandos fizeram uma demonstração de adestramento, apresentando os comandos básicos, como “junto”, “senta” e “fica”. O exercício é feito em três fases com o objetivo socializar os cães dentro da matilha, visando estimular o equilíbrio do animal para atuações nas diversas modalidades de emprego. Outra demonstração feita pelos formandos foi a de localização de substâncias entorpecentes, armas e artefatos explosivos.

Cinotecnia1
Formandos fizeram demonstração de adestramento, apresentando os comandos básicos ensinados – Foto: Everton Ubal / BM

Com carga horária de 350 horas/aula, de 8 de abril a 24 de maio, o curso formou 27 militares: dois tenentes, um primeiro-sargento, 21 soldados da Brigada Militar, dois soldados do 3º Batalhão de Polícia do Exército e uma soldado da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.

Entre outros, prestigiaram a formaturam realizada na sexta-feira (24/5), o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Yukio Ikeda, o chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, e sub-comandante do 3º Batalhão de Polícia do Exército, tenente-coronel Rodrigo Machado dos Santos.

Agente da censura chinesa no Brasil: Lula promete importar modelo de controle social de Xi Jinping

A recente revelação de que a primeira-dama Janja Lula da Silva abordou o controle do TikTok diretamente com o ditador Xi Jinping, em nome do governo brasileiro, é um escândalo sem precedentes e exige uma resposta firme de todas as instituições democráticas do país. Pior ainda: o presidente Lula, ao invés de negar ou repudiar o episódio, demonstrou irritação não