sex, 2 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Polêmica das moscas em Palomas “O problema lá é operacional “

Na semana passada, o Jornal A Plateia relatou a infestação de moscas na Vila de Palomas e segundo o Departamento de Meio Ambiente o problema pode estar acontecendo por uma falha operacional

O Jornal A Plateia publicou na edição anterior uma reportagem sobre a problemática da infestação de moscas na Vila de Palomas. Após a divulgação e a grande repercussão sobre o assunto, a reportagem foi até o Departamento de Meio Ambiente do município buscando mais esclarecimentos sobre o fato.
A Vila vem enfrentando essa problemática deste 2015, segundo alguns moradores, depois que um aviário se instalou na região. Desde então relatos do aparecimento incomum, em grandes quantidades, desses insetos começou a ocorrer.
O Departamento de Meio Ambiente do Munícipio vem monitorando esta questão, basicamente desde o início, sendo que o órgão realiza visitas periódicas na localidade além de prestar toda a assessoria e orientação aos moradores e aos empresários. A chefe do DEMA, Ana Yebra, diz que o departamento já realizou inúmeros relatórios desde 2015 para cá, inclusive orientando o aviário sobre os procedimentos que deveriam ser adotados, sendo todos eles atendidos pelo empresário. Segundo Ana, é operacional. “Nós já realizamos inúmeros relatório sobre está questão, inclusive pedindo uma análise de solo. Mas o problema que a gente percebe lá é operacional. Já fizemos, inclusive, relatórios para o Ministério Público dizendo justamente o que está acontecendo lá, além, é claro, de fazer um monitoramento constante da situação. A gente não pode dizer que todas as moscas são por causa deles, mas o certo é que o empreendimento potencializa o surgimento delas” disse.
Segundo Ana, o DEMA tomou todas as medidas cabíveis, inclusive emitindo inúmeras notificações para que a empresa se adequasse. “Tudo que a gente podia fazer, foi feito. É um empreendimento grande e não pode estar causado problema para a população vizinha. Nós não poderíamos negar um licenciamento ambiental para funcionamento, pois a empresa atendeu todos os quesitos, mas agora, depois desta experiência negativa nós mudamos, inclusive, algumas exigências para a instalação de aviários e uma delas é que o empreendimento deve ter uma distância de pelo menos 500 metros de residências ou edificações” encerrou.

Matias Moura – [email protected]

Jogo amistoso entre as atléticas da URCAMP e UNIPAMPA

Sábado dia 03/05 as 14hs no campo da URCAMP anexo a universidade. Um jogo amistoso entre as atléticas da URCAMP e UNIPAMPA, Vademaski e Ovelhas Negras, dividirão o campo em uma partida de interação e diversão entre as universidades. Venha participar, traga seu mate e família para assistir e incentivar o esporte entre estudantes. Organização : Diretório Acadêmico do Curso

Resumo de sexta-feira – 02/05/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Presidente do INSS vai responder diretamente a Lula e AGU   O ESTADO DE S. PAULO – Tarifaço afasta investidores dos EUA; Europa é o primeiro destino   FOLHA DE S. PAULO – Sobe para 9% parcela que nega risco de mudanças climática, diz Datafolha   O GLOBO