qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

16 de maio: Dia do Gari

Hoje 16 de maio homenageamos os trabalhadores que fazem a limpeza de ruas e avenidas, com a varrição e recolhimento dos lixos nas portas dos edifícios comerciais e residências de todas as cidades do Brasil.

Em 11 de outubro de 1876 quando o empresário Aleixo Gary, assinou um contrato com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza na cidade do Rio de Janeiro, pois o empresário tinha como hábito reunir seus funcionários para fazerem a limpeza das ruas após a passagem dos cavalos.

O trabalho solicitado pelo Governo consistia em fazer o recolhimento do lixo que ficava nas casas e praias da cidade e depois de recolhido era transportado por tração animal até a Ilha de Sapucaia, que hoje é o bairro do Caju na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1891 seu primo, Luciano Gary, assumiu a empresa e um ano depois, em 1892 a empresa dos Gary foi extinta e em seu lugar surgiu a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade do Rio de Janeiro.

O termo Gari surgiu pelo fato dos cariocas solicitarem os serviços de limpeza chamando a Turma do Gary, foi assim que o termo se popularizou e é usado até hoje para identificar esses profissionais de limpeza urbana.

É importante ressaltar o quão valioso é a separação dos resíduos para que possam ser descartados nos locais apropriados e sem risco ao profissional que faz a coleta.

É necessário muita atenção e cuidado para o descarte de materiais perigosos, como vidros, lâmpadas e utensílios cortantes, além dos produtos tóxicos como baterias, pilhas e outros. Esses materiais necessitam ser bem embalados e direcionados para a Coleta Seletiva e esses produtos não podem ser jogados no lixo comum; em respeito ao profissional que faz a coleta e em respeito ao meio ambiente.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con