qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Livro aborda a temática do Bioma Pampa

“O Pampa é o único bioma restrito a somente um Estado brasileiro, o Rio Grande do Sul. Com cerca de 700 mil km2, o Pampa é um dos grandes biomas do planeta. Inicia-se na Argentina estando presente em todo o Uruguai e na metade sul do Rio Grande do Sul. É uma das maiores regiões de campos temperados do mundo. Caracteriza-se por grandes áreas cobertas por campos, associados às matas ciliares e banhados.

A obra ressalta os aspectos naturais, onde são destacados os aspectos da diversidade biológica, vegetação como a importância dos campos naturais, as paisagens, os cerros e coxilhas, a flora e a fauna.

Na história é ressaltado a fundação da Colônia de Sacramento em frente de Buenos Aires, no atual Uruguai e a implantação pelos jesuítas dos Sete Povos das Missões. No século XVIII, o destaque foi o acordo entre portugueses e espanhóis, originando o Tratado de Madri (1750) em que a Colônia do Sacramento foi entregue aos espanhóis em troca dos Sete Povos das Missões. Como os índios não concordaram com esse tratado, ocorreu a chamada Guerra Guaranítica, em que portugueses e espanhóis destruiram as missões. Destaque também para a Revolução Farroupilha e auge das charqueadas e a consolidação das fronteiras, com a incorporação definitiva em 1801 dos Sete Povos das Missões ao império português na América, dando ao Rio Grande do Sul o atual território. Finalmente o século XX foi destacado o surgimento dos frigoríficos e conseqüente decadência das charqueadas.

Nos aspectos cultural são enfatizadas diversos aspectos como o chimarrão- simbolo maior do Rio Grande do Sul –, o cavalo, cuja doma teve influência indígena, a chama crioula – expressão do orgulho e ideal dos gaúchos -, o galpão gaúcho, os Piquetes e os CTGs-Centros de Tradição Gaúcha, locais de integração social. Também é destaque nas manifestações culturais, as competições campeiras como o tiro ao laço, além das lendas, a tosquia ou tosa da lã das ovelhas, a música e as danças.

A obra aborda as principais iniciativas de conservação dos ecossistemas como o mapeamento da cobertura vegetal do Bioma Pampa e definição de Áreas Prioritárias para Conservação, Uso Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade no Bioma Pampa, além da criação de unidades de conservação como o Reserva Biológica Estadual de São Donato, o Parque Estadual do Espinilho, o Parque Estadual de Podocarpus e a única unidade de conservação de uso sustentável federal no bioma, a Área de Proteção Ambiental – APA de Ibirapuitã.”

Sobre autor

Miguel von Behr é mineiro, ambientalista, arquiteto formado pela Universidade Católica de Santos e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Brasília. Foi funcionário do Ibama entre 1982-2007. Atuou na criação e implantação de Unidades de Conservação, Reservas Extrativistas e Corredores Ecológicos, além de diversos projetos em temas como planejamento urbano e meio ambiente e populações tradicionais.

Fonte : Miguel von Behr.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de