qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Alunos da Unipampa e IFSul vão às ruas contra o bloqueio de recursos

Depois do anúncio do Governo Federal na semana passada informando sobre o contingenciamento de verbas de todas as universidades federais do país, iniciou um movimento em todo o Brasil. Em Sant’Ana do Livramento não é diferente: neste sábado (11) aconteceu uma manifestação com organizada pelos alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul).

Com saída da praça General Osório, a manifestação seguiu pela rua Rivadávia Correa até a esquina democrática. Com cartazes e palavras de ordem, os alunos fizeram seu protesto e demonstraram sua insatisfação contra as medidas.

Em uma nota, na semana passada, o Ministério da Educação ( MEC ) informou sobre o bloqueio no orçamento: “foi operacional, técnico e isonômico para todas as universidades e institutos”. Em função da restrição imposta pelo governo, o bloqueio inicial é de 30% para todas as instituições, atingindo R$ 2,5 bilhões.

Durante a semana

Nesta semana, o Jornal A Plateia ouviu os diretores das instituições de Livramento. Para o diretor do IFSul de Livramento, Celso Gonçalves, os campus são de suma importância para os Municípios que economicamente não são tão abastados. “Nós trabalhamos com o ensino técnico, quando nós temos uma condição como esta, parte de um planejamento muito bem executado e realizado. Com esse contingenciamento há uma quebra neste planejamento, pois o orçamento já foi realizado no final do ano passado. Nós corremos o risco de contingenciar agora e acarretar no ensino dos nossos alunos”, disse o diretor.

O diretor da Unipampa em Livramento, Rafael Schmit, também destacou o impacto positivo que a Universidade tem na região. “Nessa região como um todo nós, da universidade, desafiamos qualquer uma a comprovar que exista investimento mal aplicado ou qualquer desinformação ou propagação do comunismo, ou até mesmo má conduta dos nossos estudantes”, argumentou e fez um questionamento: “o investimento em educação é uma prioridade ou não para o Estado ou para a sociedade?”.

La Policía Comunitaria fortalece el vínculo con la comunidad en Rivera

La sub-comisario Laura Olivera, referente de la Policía Comunitaria Orientada a Problemas (PCOP) de Rivera, destacó la importancia de la creación de esta unidad que trabaja con el apoyo del comando de Jefatura de Policía de Rivera Olivera explicó que entre las principales funciones de la PCOP se encuentra la de trabajar como articuladora, generando un puente entre la comunidad