seg, 29 de abril de 2024

Variedades Aplateia | 27 e 28.04.24

Chuva e vento forte causam estragos pelo interior do Rio Grande do Sul

O mau tempo atingiu diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul entre o fim da tarde de segunda-feira (15) e a manhã desta terça (16). Chuva e vento forte causaram estragos como queda de árvores, alagamentos, danos em propriedades rurais e em casas, além de falta de luz. Também choveu forte em Porto Alegre e na Região Metropolitana.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o maior volume de chuva foi de 59,4mm até as 20h de segunda, em Tupanciretã, o que corresponde a 36% da climatologia de abril (165,1mm), 29,4mm em Quaraí e 20mm em Jaguarão.

Foi também em Quaraí o registro de vento mais forte, com rajadas que alcançaram 84,6km/h no fim da tarde de segunda. Em Dom Pedrito, a velocidade chegou a 82,4km/h, às 20h.

A partir do fim da tarde de segunda, foram registrados 7.321 descargas elétricas na região de Alegrete, considerando um círculo de 50km de diâmetro a partir do centro dessa cidade, que fica na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Foi nessa região o maior problema de falta de luz, segundo a companhia RGE. A empresa informou que, no fim da manhã desta terça, as equipes trabalhavam na recomposição da rede para restabelecer a energia a 9 mil clientes. A CEEE diz que houve algumas situações pontuais que já foram normalizadas.

Estragos pelo interior

Gentil, Região Norte

A comunidade mais atingida foi a de São Caetano, na zona rural. Armazéns, silos e galpões foram destruídos. Nove propriedades rurais foram atingidas, além da igreja e do salão da comunidade.

Alegrete, Fronteira Oeste

O temporal durou cerca de 30 minutos. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 30 casas foram destelhadas, e árvores caíram sobre residências. Fios de alta tensão e postes também foram atingidos, deixando parte da cidade sem luz e água. A força do vento ainda derrubou uma bomba de combustíveis sobre um táxi que estava abastecendo.

Rio Grande, Sul

O vento forte, de 72km/h, segundo a Praticagem da Barra, interrompeu as operações do porto a partir das 7h desta terça. A situação permanecia igual no começo da tarde. A Defesa Civil não recebeu chamados de auxílio da população.

Litoral Norte

A estação da praia de Tramandaí registrou rajadas de 69km/h às 7h desta terça. A Secretaria de Obras diz que está trabalhando na limpeza das ruas em Xangri-Lá, após estragos causados pelo vento forte.

Previsão para os próximos dias

Na quarta-feira (17), o sistema de baixa pressão se afasta do estado, e uma massa de ar seco ganha força. Na quinta (18), pode chover no Leste, principalmente no Litoral. O dia pode começar com nevoeiro. Depois, as temperaturas começam a aumentar.

Na sexta-feira (19), porém, uma nova frente fria se aproxima, com chuva para a parte Sul do estado. A instabilidade avança para o Norte e para a Fronteira Oeste.

No domingo (20) de Páscoa o tempo melhora e volta a ficar firme em todo o estado, ainda que o céu fique nublado em alguns momentos.

A previsão é da Somar Meteorologia.

Fonte: G1 RS

Uma parceria histórica que se fortalece

Fernando Lemos Nas últimas décadas, a sociedade passou por profundas transformações. Elas têm relação com a tecnologia, mas vão muito além: ocorrem com os hábitos, costumes e expectativas dos consumidores. As pessoas exigem experiências cada vez mais personalizadas e ágeis, que deem praticidade e comodidade. E como se constrói isso? O digital é parte da resposta, mas não é só