sex, 4 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Estudantes tem até quarta-feira para pedir isenção de pagamento da taxa do Enem

Termina nesta quarta-feira (10), o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.

 

O benefício é permitido a três perfis de candidatos que desejam fazer o exame e não têm como pagar o valor de R$ 85.

 

A isenção é um direito de estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou bolsista integral da rede privada com renda per capita igual ou menor a um salário mínimo e meio.

 

Também pode ter isenção quem está no terceiro ano do ensino médio, em escola pública. Além disso, têm isenção aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda.

 

Para isso, devem estar inscritos no Cadúnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

 

Lembrando que quem teve a isenção do Enem 2018 e faltou à prova deve dar explicações ao Inep até o dia 10 de abril. Se a justificativa não for dada ou não for aceita, o candidato perde o direito à isenção às provas deste ano.

 

As inscrições para o Enem 2019 devem ser feitas no período que vai do dia 5 a 17 de maio. Todas as informações estão na internet, em enem.inep.gov.br.

Fonte: EBC

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e