ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Festivais para a juventude proporcionam renovação na música gaúcha

Os alunos da Oficina de Música Cristiano Cesarino participam neste final de semana de mais um festival nativista dedicado exclusivamente para crianças e adolescentes, o Canto Moleque que chega a sua 23º em Candiota – RS . Um evento que tem por objetivo desenvolver, despertar e cultivar o gosto dos jovens pelos temas regionais através de interpretação vocal e instrumental da música sul rio-grandense.

Um festival visa promover os artistas amadores (entende-se por amadores, artistas que não seu utilizem da música de forma comercial e não possuem registro na Ordem dos Músicos do Brasil).

Candiota realiza nos dias 22, 23, e 24 de março, no Ginásio Dario Lassance, o 23º Canto Moleque: onde começa o artista. O festival amador de música nativista busca novos talentos gaúchos. Cerca de 5 mil pessoas são esperadas no evento, que ainda terá shows dos Garotos de Ouro, Tchê Barbaridade e Joca Martins, além de exposição de artesanato e espaço cultural.

Sessenta artistas vão concorrer nas categorias mirim, juvenil e especial (adultos), inclusive cantores de Santa Catarina e Paraná, dos cinco aos 22 anos. Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria. O festival é conhecido por ajudar a promover novos nomes, como Priscila Olave Rodrigues, escolhida melhor cantora do Melhores do Ano da Música Regional Gaúcha de 2016, do Repórter Farroupilha, da RBS TV, e Luiza Barbosa Dias, atual participante gaúcha do The Voice Kids, que ficou em primeiro lugar do Canto Moleque de 2018.
Segundo a Comissão Organizadora, a principal ideia é reunir esses talentos, divulgar o Estado e a cultura, especialmente, entre as crianças.

Fotos : Matias Moura

Serasa disponibiliza 0800 emergencial para brasileiros quitarem dívidas com bancos e financeiras

• Mutirão nacional que reúne 40 maiores bancos e financeiras do país oferece telefone gratuito para facilitar negociações. • Descontos de até 97% beneficiam 35 milhões de pessoas que têm dívidas bancárias. • Alta adesão faz Serasa estender ação especial de negociação com bancos até dia 11 de julho. • No Rio Grande do Sul mais de 28 mil acordos