qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Leite apoia andamento de lei que beneficia pessoa com deficiência

Governador Leite participou do início da 3ª Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Foi no Palácio Piratini, nesta quinta-feira (21), que ocorreu o início da 3ª Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down. Instituída pela Lei 14.866, de 2016, a programação envolve projeções de filmes, exposição fotográfica, caminhadas, atividades culturais, palestras e rodas de conversa sobre o tema. A ideia é promover esclarecimento de dúvidas e divulgar formas de inclusão. A semana de eventos termina na próxima quinta-feira (28).

O governador Eduardo Leite ressaltou a importância da programação. “Além de pensar em melhorias para quem tem Síndrome de Down, também temos de trabalhar a sociedade para incluir todas as pessoas, respeitando as diferenças”, explicou, parabenizando todos que lutam pela causa.

Como forma de demonstrar o comprometimento com o tema, o governador garantiu que providenciará que o Projeto de Lei (PL) 193, de 2018, que institui a Lei Gaúcha da Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, seja retomado na Assembleia. O PL iria à votação no ano passado, mas foi arquivado devido ao encerramento do período legislativo.

Autor da Lei nº 14.866 e pai de Arthur, jovem de 12 anos com Down, o deputado estadual Eduardo Loureiro explicou que o acolhimento da sociedade é fundamental para o desenvolvimento pessoal de cada criança que nasce com a deficiência genética. “A síndrome é causada por uma alteração genética, que determina características específicas e, também, algumas limitações. Os jovens com Down, porém, têm muitas potencialidades, e podem alcançar níveis altos de desenvolvimento, desde que sejam acolhidos e estimulados de maneira apropriada”, detalhou.

O parlamentar também saudou a disposição do governo estadual em realizar o lançamento da campanha no Palácio Piratini pela primeira vez desde que foi criada.

Sentado ao lado do governador, o escritor Vinícius Streda, autor do livro “Nunca Deixe de Sonhar”, mostrou que as limitações impostas pela condição genética não o impedem de alcançar os objetivos que almeja. “Assim como o governador, estou morando sozinho agora”, brincou.

O presidente da Associação dos Familiares e Amigos do Down, Vicente Fiorentini, comemorou as conquistas individuais de cada Down e, também, o avanço das políticas públicas de inclusão, mas reforçou que ainda é preciso investir na disseminação de informações a respeito do tema.

Neste ano, a abertura e a programação foram elaboradas e serão realizadas em conjunto entre o RS e a prefeitura de Porto Alegre. O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, reconheceu a importância do PL 193 e garantiu que o RS busca avançar em termos de políticas públicas que estimulam a inclusão. Paladini ressaltou o trabalho da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), órgão que promove a universalização de ações que garantam a equiparação de oportunidades, o acesso aos direitos constitucionais e a cidadania desse segmento populacional.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Governador Leite participou do início da 3ª Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down – Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Criminosos furtam cerca de 68 Celulares de loja em Sant’Ana do Livramento

A tranquilidade da madrugada foi interrompida por uma ação criminosa registrada no centro da cidade. Na madrugada desta quinta-feira (11), por volta da 1h35, a loja SmarTH Gomes, localizada na Rua General Neto, nº 325, anexa à tradicional Móveis Gomes, foi invadida por três indivíduos que arrombaram o estabelecimento e fugiram levando uma grande quantidade de eletrônicos. Segundo os proprietários,

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação