qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Santa Casa consegue fechar escala e não suspende os serviços da maternidade

A informação foi confirmada pela Direção da Santa Casa, nessa semana (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Informação confirmada no início de sexta-feira (15), o Hospital faz o atendimento de 100 partos mensais

A direção técnica da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento não precisou suspender o serviço de maternidade na instituição. A informação foi confirmada pelo diretor do hospital, Wainer Machado, nesta sexta-feira (15).
No início da semana a informação já havia sido repassada à Prefeitura, que é quem contrata o serviço. Em um documento encaminhado à Secretaria de Saúde, a direção técnica do hospital afirma que a falta de médicos para complementar a escala de plantão estava motivando a previsão de parada do serviço. “A maternidade não está funcionando como deveria devido à falta de profissionais médicos, não sendo possível completar a escala do mês de março, não apenas por alegação de falta de pagamento, também pela dificuldade de encontrar profissionais. Não podemos colocar em risco a vida dos pacientes que estão chegando no hospital, a maioria buscando atendimento primário, o qual deveria ser solucionado na Rede Básica de Saúde, onde está centralizado o maior número de obstetras”, diz o ofício assinado pela diretora técnica, Maria Helena Padilha, enviado ao prefeito Ico Charopen.
A demora na entrega dos exames é um dos motivos pelos quais as grávidas procuram o atendimento na Santa Casa, sobrecarregando o serviço. “Os pacientes alegam que devido à demora na liberação dos exames se veem obrigados a procurar o hospital, aqui chegando com infecção avançada e bastante desconforto permanecem internados na tentativa de não correr o risco de perda do recém-nascido”, argumenta a diretora.
Para o diretor administrativo, é uma decisão técnica. “Por não poder oferecer plantão até o final do mês por não termos como montar uma escala de profissionais que possam oferecer serviços à comunidade, precisamos suspender o serviço. Nós notificamos à Secretaria de Saúde e ao prefeito. Estamos orientando os nossos profissionais da enfermagem de como podemos proceder”, afirmou Wainer Machado.
“Não é uma questão de responsabilidade da Santa Casa. Nós prestamos um serviço pelo qual somos contratados, só que esse serviço nos deixa com um déficit de R$101 mil. Nós não temos médicos para trabalhar”, ressaltou Wainer.
A informação divulgada pela Santa Casa, no início da manhã de sexta-feira (15), é que a direção técnica conseguiu fechar a escala de plantão até quarta-feira (20), garantindo, assim, o serviço médico na instituição.

A informação foi confirmada pela Direção da Santa Casa, nessa semana (Foto: Marcelo Pinto/AP)
O tema provocou preocupação às parturientes
(Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação